Garanhuns, 14 de julho de 2007
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Cultura
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
POLÍTICA
 

Medicamentos de alto custo preocupam Izaías

Preocupado com o alto custo de determinados medicamentos, o deputado estadual Izaías Régis (PTB), solicitou ao governador Eduardo Campos a instalação de uma Farmácia de Medicamentos Excepcionais em Garanhuns. O pedido foi enviado também, através da Assembléia Legislativa, aos secretários de Saúde, Jorge Gomes; de Cidades, Humberto Costa e de Articulação Regional, Antônio João Dourado.

Ao justificar sua proposta, o parlamentar defendeu que Garanhuns necessita com urgência de uma farmácia de distribuição para os chamados medicamentos excepcionais ou de alto custo. "A crise econômica que existe no Estado, agrava ainda mais o quadro de pobreza da população, gerando um grande número de pessoas com problemas de saúde devido a falta de uma alimentação adequada. E muitos não têm dinheiro para se locomover até outras cidades a procura de medicamentos", ponderou Izaías.

Segundo ele, a autorização desses produtos de alto custo, deve obedecer a uma série de protocolos terapêuticos e normas do Ministério da Saúde, através do Programa de Medicamentos de Dispensação Excepcional. Esses remédios são prescritos para doenças específicas e raras, como Gaucher, Parkinson, Alzheimer, Esclerose Múltipla, Insuficiência Renal Crônica, Transplantados, Hepatites B e C, Esquizofrenia e Endometriose, que atingem um número limitado de pacientes e cujo tratamento prolongado - na maioria das vezes por toda a vida - está entre os mais onerosos, com vultosos investimentos.

O deputado registra que o cadastramento de novos pacientes precisa obedecer a uma série de exigências, como comprovação da doença através de exames e o encaminhamento feito por um médico do SUS. Medicamentos de baixa complexidade, para tratamentos de doenças simples, fazem parte da farmácia básica e são distribuídos pelas farmácias municipais. "Como há uma demanda reprimida, esperamos atender, também, pacientes de municípios vizinhos, uma vez que Garanhuns é uma cidade pólo no Agreste Meridional", complementou.

ESTRADAS - Além da preocupação com a saúde pública, o asfaltamento de algumas rodovias estaduais que ligam cidades a distritos ou outros municípíos também tem sido alvo da atuação do deputado Izaías Régis. Na Assembléia, o deputado pediu ao governo que seja feita a ligação asfáltica entre Garanhuns e São Pedro, este último o distrito mais populoso do município. "Com essa obra realizada teríamos mais progresso, aumentaria o comércio entre as duas localidades e seria facilitado o escoamento da produção", salientou.

Izaías Régis sugeriu ao governo de Eduardo Campos, ainda, a pavimentação asfáltica da estrada que liga os municípios de Bom Conselho e Iati, num trecho de 24 km. "Esta é uma obra esperada há vários anos e somente agora nasce uma esperança de vê-la concretizada", observou, acrescentando que feita essa ligação seriam beneficiados também as cidades de Águas Belas e Saloá, todas interligadas por essa rodovia.