Garanhuns, 16 de junho de 2007
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Cultura
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
POLÍTICA
 

Marlos lança Zé da Luz como candidato a prefeito

Ex-vereador do município e integrante histórico do grupo arraesista no Estado, o socialista Marlos Duarte lançou o nome do prefeito de Caetés, José Luiz Sampaio, o Zé da Luz, como pré-candidato pelo PSB à sucessão municipal de Garanhuns. "Ele tem todas as qualidades que o credenciam para a disputa", defende Marlos, depois da fazer rasgados elogios a administração do seu colega de partido na cidade vizinha.

Na avaliação de Marlos Duarte, quem conheceu Caetés até 15 anos atrás e vê o município hoje sente a evolução nos últimos tempos, por conta das três administrações de Zé da Luz. "É uma cidade bem administrada, com muitos avanços na saúde, na educação e em outros setores", exemplifica o ex-vereador garanhuense.

Segundo Marlos, o único argumento contrário a Zé da Luz, usado por alguns adversários, é totalmente falho. "Querem dizer que estamos importando um candidato de Caetés. Isso é totalmente falho. José Luiz é o mais garanhuense de todos esses políticos aí, pois nasceu no distrito de São Pedro e seu pai, Hermínio Sampaio foi vereador em Garanhuns", informa o socialista.

O raciocínio do ex-vereador é que Zé da Luz, responsável por boas administrações em Caetés, teria muito o que oferecer a Garanhuns. Ele lembra que o prefeito do município vizinho, além de sua experiência, é muito afinado com o governador Eduardo Campos e o presidente Lula, o que resultaria em benefícios como candidato e principalmente após a conquista da prefeitura local.

Apesar da badalada aliança entre o prefeito Luiz Carlos e o deputado estadual Izaías Régis, com vistas ao pleito de 2008, Marlos Duarte é otimista em relação à posição do parlamentar petebista. "Zé da Luz foi muito correto com Izaías, tendo apoiado o deputado nas duas eleições em que ele foi vitorioso. Acredito que os dois podem ficar juntos", observa.

ADMINISTRAÇÃO - Mesmo defendendo a candidatura de Zé da Luz à prefeitura de Garanhuns, Marlos fez uma avaliação simpática da administração de Luiz Carlos de Oliveira. No seu entender, o atual governo do município é de regular para bom, podendo avançar mais. "O que falta aqui é mais articulação política", cobrou.

A principal bandeira de luta do prefeito Luiz Carlos, a duplicação da BR-423, foi analisada pelo ex-vereador com cautela. Ele acha que a execução da obra somente entre Garanhuns e São Caetano não traria tanto para nosso município. Para atrair mais investimentos e turistas a rodovia precisa ser duplicada até Paulo Afonso. "É preciso integrar Garanhuns com a Bahia, com Maceió, com outros pólos", explicou o representante do PSB.

No final, Marlos reconheceu que existem outros nomes no partido que poderiam disputar a prefeitura, a exemplo de Dr. Alcindo Menezes e Audálio Ramos. Não admitiu, porém, que existem dois PSBs em Garanhuns. "Apenas temos os históricos, que são do partido há mais tempo, e os que se incorporaram à luta, fazendo o PSB atual", concluiu.