Garanhuns, 16 de junho de 2007
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Cultura
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
GERAL
 

Sete pode levar Garanhuns à primeira divisão

Com uma campanha até agora impecável no Campeonato Pernambucano da primeira divisão, o Sete de Setembro acende as esperanças dos garanhuenses, de no próximo ano ver novamente uma equipe da cidade na elite do futebol estadual. Até agora foram quatro vitórias, três delas fora de casa e neste sábado, dia 16, o alviverde tem novo desafio, jogando contra o Decisão, no estádio Gigante do Agreste.

A expectativa é de um bom público, especialmente porque a Prefeitura Municipal, como maneira de ajudar o clube, está comprando 500 ingressos de cada partida do Sete. As senhas são distribuídas entre funcionários públicos e lideranças comunitárias, que em sua maioria fazem questão de dar uma força ao time da cidade. Infelizmente, uma minoria está recebendo de graça o ingresso e procurando vendê-lo a terceiros. Um gesto pequeno que desmerece o garanhuense e entristece o verdadeiro desportistas.

O trabalho para colocar o sete na primeira divisão do pernambucano começou cedo e foi fortalecido depois que uma dupla de gringos assumiu o clube. O americano André Hezelton é o presidente do alviverde e o argentino Marcelo Nevelef é o treinador. Eles conseguiram reunir um bom elenco de jogadores locais e da região, importaram alguns atletas e os frutos agora começam a aparecer.

Logo na estréia, o Sete surpreendeu, vencendo a Desportiva Vitória fora de casa pelo placard de 2 a 1. Depois o time da cidade pegou o Íbis em seu estádio e foi impiedoso: 3 a 0. Na partida seguinte, um desafio contra o Centro Limoeirense, que estava liderando o grupo. Mais uma vitória da equipe de Garanhuns, desta vez por 1 a 0, e olha que o jogo foi no campo do adversário. No último confronto, no Cabo de Santo Agostinho, o Sete de Setembro marcou 2 a 1, assumiu de vez a liderança do certame e é o único time com 100% de aproveitamento na competição.

UNIFORME - Na avaliação de Lenildo Ramos, cronista esportivo da FM Sete Colinas, que acompanha o trabalho do Sete de Setembro desde o começo, o time que está fazendo bonito no Campeonato Pernambucano da 2ª Divisão não tem estrelas, nenhum destaque especial, mas pode ser considerado todo bom. "É um grupo uniforme, que vai bem do goleiro aos atacantes", afirma o comentarista.

Assim, ainda de acordo com Lenildo, muitos são os jogadores que podem ser citados nesta campanha até agora vitoriosa: é o caso do goleiro Mondragon, dos alas Álvaro e Daniel, Pedrosa, Clodoaldo, Eraldo e Dunga. Até mesmo os gols do time na segundona têm sido marcado por diferentes atletas, inclusive por zagueiros.

Outra pessoa que tem sido considerada importante na caminhada dos setembrinhos, é o preparador físico Netinho. Ele tem deixado os jogadores no ponto, para que o treinador tire o máximo de cada um e assim a equipe possa render sempre mais, de jogo pra jogo.

Com uma campanha dessas, a expectativa entre os torcedores é a melhor possível. O Sete de Setembro joga em casa contra o Decisão e depois enfrenta o Atlético de Vicência e conseguindo mais duas vitórias praticamente carimba a classificação à fase seguinte como primeiro lugar do grupo. Atualmente o alviverde tem 12 pontos e seu mais próximo competidor, o Centro Limoeirense, tem 10 pontos, mesmo assim com um jogo a mais.

Como no primeiro jogo do Sete no Gigante do Agreste foram a campo 784 torcedores pagantes, a esperança é de que esse público aumente ainda mais nas próximas partidas. Tudo para levar o clube de Garanhuns à primeira divisão, e assim trazer de volta à cidade os grandes jogos contra Central, Náutico, Sport e Santa Cruz. (Com a colaboração de Lenildo Ramos).