Garanhuns, 16 de junho de 2007
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Cultura
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
COLUNAS
 

CORREIO POLÍTICO

Roberto Almeida


ATRÁS DO DESENVOLVIMENTO

Existem verbas carimbadas para as secretarias de Saúde, Educação, Agricultura e pra Assistência Social. Mas nada direcionado à pasta de Desenvolvimento Econômico, esta última encarregada de gerar emprego e renda, justamente o que mais se precisa no município. O secretário da área, Alexandre Marinho, está atento a esta realidade e por isso trata de elaborar as leis e projetos necessários, de modo que sua secretaria possa produzir mais, em benefício de Garanhuns.


MISTÉRIO

Continua um mistério a qual partido o prefeito Luiz Carlos vai se filiar, para disputar a reeleição no próximo ano. Já se falou no PT, PDT, PTB, PSB e agora há quem acredite que a opção será o PR, comandado pelo deputado federal Inocêncio Oliveira


MOVIMENTAÇÃO

Caladinho, como é do seu estilo, o ex-prefeito Silvino Andrade tem se movimentado. Tem feito visitas a casas das pessoas com um certo potencial de votos e até participado de pequenas reuniões pelos bairros.


DEDÉ

O ambulante Dedé Seixas, que sonhou durante um tempo em ser prefeito de Garanhuns, confessa estar afastado da vida partidária. Agora quer se dedicar mais ao espiritismo, religião que abraçou há 25 anos atrás. Mas para não perder totalmente o veio político, ainda dá uma estocada: "Mas trouxeram de fora um estelionatário para saquear o dinheiro da cidade...". De que será que Dedé está falando, dos espíritos?


A CANDIDATURA PRÓPRIA

Repercutiu bem nos meios políticos a entrevista de Dr. Alcindo Menezes (PSB) na última edição do Correio Sete Colinas. Mas o vereador Sivaldo Albino (PPS), fez uma restrição, alegando que o socialista dificultava a união das oposições ao anunciar que o partido do governador teria candidato próprio à prefeitura.


PRÉ-CANDIDATURAS

Já o ex-prefeito Ivo Amaral considera que Dr. Alcindo está certo. Ele acha que no momento tanto o PSB, quanto o PPS, o PT, o PR, o PSDB ou o PMDB devem ter seus pré-candidatos. Isso não inviabilizaria uma união desses partidos mais na frente, com os nomes mais fortes da oposição fazendo a chapa para disputar a eleição.


APROVAÇÃO

Pesquisa recente realizada no município de São Bento do Una dá uma aprovação de 75% ao governo de padre Aldo Mariano (PMDB). Os números animam os correligionários do prefeito, que deve partir para a reeleição tendo como provável adversário o ex-aliado Paulo Pereira, o Paulo Bodinho.


HARMONIA

É cada vez melhor o relacionamento entre o presidente da Câmara, Zaqueu Lins (PMDB), e o prefeito Luiz Carlos de Oliveira. Em recente evento social os dois conversavam em tal harmonia que nem parecia já ter havido alguma rusga entre eles.


REPROVADOS EM EDUCAÇÃO

Estudo feito pelo Ministério da Educação apontou que dois mil municípios - cerca de 40% dos que existem no país - oferecem uma qualidade de ensino que deixa muito, mas muito mesmo, a desejar. Em Pernambuco 65 cidades foram enquadradas no quadro vexatório, dentre elas Águas Belas, a 90 km de Garanhuns.


PATERNIDADE

O pai da idéia de duplicação da BR-423 é o prefeito Luiz Carlos de Oliveira. Agora, a paternidade do projeto, do estudo para fazer a pista dupla, já está sendo reivindicada pelo deputado federal Inocêncio Oliveira (PR). Pra coisa boa não faltam pais. Só a desgraça é órfã.


CONQUISTA

Depois da nota publicada na última edição, mostrando a falta de partidos aliados ao prefeito Luiz Carlos, emissários do Palácio Celso Galvão começaram a se movimentar. A meta é conquistar novos correligionários, junto a diferentes partidos, visando a eleição de 2008.


SITUAÇÃO COMPLICADA

Caso prospere o projeto da candidatura de Zé da Luz (PSB) à prefeitura de Garanhuns, o deputado estadual Izaías Régis (PTB) ficará numa situação difícil. É que o parlamentar foi apoiado pelo socialista nas duas últimas eleições estaduais, conquistando milhares de votos na vizinha Caetés. Agora, não acompanhar o companheiro, poderia pegar mal.