Garanhuns, 16 de junho de 2007
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Cultura
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
COLUNAS
 

CORREIO CULTURAL

Carlos Janduy


Resultado da 14ª Mostra de Artes Cênicas

De 27 de maio a 02 de junho do corrente, foi realizada no Teatro Luís Souto Dourado, a 14ª Mostra de Artes Cênicas de Garanhuns, evento promovido pelo Departamento de Cultura do município, que tem a finalidade de selecionar espetáculos teatrais para o Festival de Inverno.

Confira o resultado final, divulgado no dia 03 deste.

Teatro Infantil:
1º lugar: "A Terra dos Meninos Pelados", da Tropa Teatral CMA.
2º lugar: "Guardião das Palavras", da Cia. Teatral Luiz Tenório.

Teatro Adulto:
1º lugar: "S. K. 20mg", do Grupo Abra as Pernas Cacilda!
2º lugar: "Auto da Barca do Inferno", da Cia. Cactus (Angelim).
3º lugar: "Quatro Em Um", da Cia. Teatral Refletores.


Biblioteca Comunitária

A Biblioteca Comunitária Ler é Preciso - Maurilo Matos, mantida pela Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Educação, está agora no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, funcionando de segunda à sexta, no horário das 08 às 17 horas. A Biblioteca, que dispõe aproximadamente 2 mil livros, dentre eles, obras de renomados escritores brasileiros, conta com o serviço de empréstimos, para leitores cadastrados.

Segundo informações da Secretaria de Comunicação, a Biblioteca Pública Municipal continua no Parque Euclides Dourado.

A Coordenadora de Bibliotecas e Salas de Leitura do município, Ana Glória informou que a transferência aconteceu com o intuito de aproximar o livro do leitor. "O público que procura as bibliotecas comunitárias é diferenciado dos que freqüentam bibliotecas de pesquisa. As comunitárias geralmente apresentam uma característica peculiar: são voltadas exclusivamente para leitores que têm o prazer de ler e realmente mergulham no maravilhoso mundo das letras. Como estávamos funcionando num local que abrigava os dois seguimentos, resolvemos ver outro lugar mais central e que deixasse o leitor mais à vontade", comentou Ana Glória, em entrevista concedida à Secretaria de Comunicação.

"A expectativa é que o acervo seja posteriormente ampliado, contando inclusive com a doação de exemplares doados pela população através do Projeto Gostar de Ler, realizado no mês de abril pela Prefeitura em parceria com a empresa Ferreira Costa Center", ressalta o Secretário de Comunicação, Carlos Eugênio.


Jornalista Ulisses Pinto tornar-se membro da ALG

Hoje (16), a partir das 20h30min, será realizada na Academia de Letras de Garanhuns, a solenidade de posse de Ulisses Pinto. O novo sócio efetivo ocupará a Cadeira número 11, cujo Patrono é Alfredo Leite Cavalcanti.

O mais antigo jornalista de Garanhuns é, indubitalvente, uma personalidade muita querida por todos que têm a alegria de conhecê-lo e gozar da sua amizade. Portanto, mais do que uma posse na Academia, o acontecimento é uma merecida homenagem a esse Homem de Imprensa que tornou-se um patrimônio especial de Garanhuns.


O que virá no 17º FIG?

Vem aí mais um Festival de Inverno de Garanhuns e a expectativa em relação a programação oficial já toma conta da cidade. Como sempre, já rolam especulações sobre as atrações deste ano.

Considerado, acertadamente, como um dos maiores eventos, no gênero, do Brasil, o FIG transforma a cidade numa grande referência de promoção e valorização da arte e da cultura deste país de tão rica pluralidade cultural. Pena, que desde uma determinada edição, que agora não lembro qual, mas que provavelmente a Fundarpe já tinha à frente o Sr. Bruno Lisboa, na segunda-feira, a programação da Esplanada Guadalajara, traz como (a dita) atração principal, bandas que não têm absolutamente nada a ver com o verdadeiro objetivo do Festival, assim entendo, tornando essa noite totalmente inexpressiva no que se diz respeito a valores culturais, inclusive fazendo com que as Polícias Militar e Civil e o Corpo de Bombeiros tenham que agir muito mais (mas é muito mais mesmo!) Pra que se consiga a tranquilidade necessária para um evento de tal porte.

Pra se ter idéia da pobreza artística de uma dessas bandas de pornoforró, em uma das edições anteriores, um dos bem sucedidos cantores dessa geração anti-cultural, soube que um dos radialistas de Garanhuns tinha feito um contundente protesto quando tomou conhecimento que a tal banda estaria se apresentando no Festival, o tal "intérprete", em determinado momento do "show", pediu ao público que vaiasse o profissional de rádio que conscientemente expressou a sua opinião. No momento, eu considerei também pra mim as vaias solicitadas pelo "cantor", pois no programa "No Clima do Festival", que apresento todos os anos na Marano FM, onde gozo de total confiança da direção, não se tocou músicas da tal banda.

Em compensação, dias depois Alceu Valença rasgou o verbo durante o seu show, alertando o povo para as maracutaias que atrapalham a verdadeira arte e a cultura do nosso povo. A atitude do Alceu, claro, lavou a minha alma e a do meu grande amigo radialista.

Minha expectativa maior em relação ao 17º FIG, evento que tanto gosto e sempre defendi, é: com a mudança do governo estadual e a proposta de valorização da cultura do Prefeito Luiz Carlos, desde o início do seu governo, e que agora também conta com o apoio do Deputado Izaías Régis, que tem demonstrado preocupação com o desenvolvimento cultural de Garanhuns e região, será, meu Deus, que ainda vão continuar aquelas "benditas atrações" da segunda-feira? Torço que não, pois o Festival de Inverno de Garanhuns é grandiosamente especial, pra ter que recorrer a certas atrações, que atraem um enorme público, mas que não o dignificam.

Tenho dito!