Garanhuns, 2 de junho de 2007
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Cultura
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
CULTURA
 

SESC Garanhuns promove exposição de música

O Projeto Sonora Brasil - Circuito Nacional de Música do SESC, traz a Garanhuns à exposição "A história do violão". No período de 6 a 15 de junho, estarão expostas 24 réplicas idênticas de originais pertencentes a museus e coleções particulares da Espanha, Áustria, Alemanha, Inglaterra, França, Estados Unidos e Brasil, da Idade Média ao século XIX, no período da renascença à modernidade. São diversos estilos influenciados por alaúdes, instrumentos de corda usados desde a antiguidade. Entre as réplicas, o visitante encontrará Viola de Arame, Guiterne da Baixa Renascença, Violão Clássico e o conhecido violão Torres, de 1850.

Além dos instrumentos, o SESC estará disponibilizando, no local, um livro ilustrado sobre a história do violão. A obra é também uma realização do SESC, e tem, em suas páginas, a reprodução dos exemplares de violões que estarão expostos no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, além de textos que apresentam a história do instrumento de corda e sua importância cultural.

A "história do Violão" é a primeira exposição do gênero em Garanhuns, cidade que estará sendo prestigiada com as presenças do Luthier carioca, Joaquim Pinheiro, responsável pela confecção dos 24 instrumentos que compõem a exposição e ministrante da palestra de abertura, sobre a trajetória do violão, de 1300 aos dias atuais. Em seguida será realizada oficina com o renomado violonista Turíbio Santos.

Serviço:
Exposição "A história do Violão"
Abertura: 6 de junho de 2007.
Palestra com Joaquim Pinheiro
Horário: 19h30min
Local: Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti

Oficina com Turíbio Santos
Dia: 9 de junho de 2007
Horário: 17h
Local: Sesc Garanhuns
(melhores informações no local)

Fonte:
SESC Garanhuns
Texto Lílian Ferreira e Marcilene Pereira.