Garanhuns, 19 de maio de 2007
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SESC Garanhuns realiza trabalho na educação


EDUCAÇÃO INFANTIL

A Escola do SESC tem na Proposta Pedagógica da Pré-escola um trabalho pautado na teoria sócio-construtivista, no sentido de fomentar a transformação dos conhecimentos espontâneos em científicos, promovendo a socialização, desenvolvendo um trabalho onde as crianças na faixa etária de 03 a 06 anos participam de atividades em grupos, incitando discussões acerca de impressões sobre os fatos, levantando hipóteses a partir de seus conhecimentos prévios e concomitantes, se constituindo enquanto sujeito cooperativo.

O papel da Educação Infantil é dar acesso a este universo letrado, proporcionando às crianças, desde cedo seu ingresso, contato com os mais variados suportes de leitura e escrita. As leituras de mundo passam a ser um grande eixo de nossa proposta pedagógica, pois tornar- se-á orgânica a proposta cultural na sala de aula, viabilizando a globalização do saber.

Os teóricos da Educação que também norteiam a Proposta Pedagógica da Educação do SESC são: Piaget, Emília Ferreiro, Paulo Freire, Freinet, Ana Teberosky, Vygotsky e outros.

ENSINO FUNDAMENTAL

O Ensino Fundamental busca desenvolver de forma global a consciência e a comunicação ( do educador e educando), integrando-o dentro de uma visão de totalidade, os vários níveis de conhecimentos expressão. Dentro desse contexto o currículo, associado à orientação político-filosófica do SESC, envolve e propõe modos distintos de encarar o homem e a sociedade, estimulando a compreensão da cidadania como participação social e política, assim com exercícios de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio as injustiças, respeitando o outro e exigindo para si mesmo o respeito

PROJETO HABILIDADES DE ESTUDO

O Projeto Habilidades de Estudo foi criado para atender aos filhos dos comerciários regularmente matriculados no primeiro e segundo ciclos do Ensino Fundamental, em escolas públicas e privadas, que vão para o SESC no horário inverso ao que estudam.

O P.H.E. considera estudar como possibilidade do sujeito entrar em contato com a produção da humanidade, na perspectiva do conhecer para se tornar autor também, sempre que possível e necessário, de novos conhecimentos. Cultura, estudo, habilidade, para o projeto, são conceitos que complementam e que geram o objetivo fundamental: cidadania..

O Projeto Habilidades de Estudo do SESC GARANHUNS trabalha na busca de alternativas onde o professor possa propiciar o desenvolvimento de seus alunos enquanto sujeitos autônomos, construtores de conhecimento e de cultura, bem como a vivência e formação de grupos sociais e participativo

A EJA ( Educação de jovens e adultos ensino médio) tem intuito de que os alunos possam desenvolver capacidades de diferentes natureza e desse modo construir ou rever projetos de vida de forma reflexiva, critica, elevando sua auto-estima. Contribuindo, significativamente para uma sociedade mais justa, igualitária e ética.