Garanhuns, 5 de maio de 2007
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Cultura
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
OPINIÃO
 

CORREIO POLÍTICO

Roberto Almeida


O ALERTA

O jornalista Jodeval Duarte, que assinou no mês de abril a coluna Repórter JC, no Jornal do Commercio do Recife, alertou que Eduardo Campos está dando um tratamento a Garanhuns semelhante ao de Jarbas. Foi quando revelou que seria criada uma "temporada do frio", capaz de causar prejuízos ao Festival de Inverno. O experiente profissional da imprensa escrita lembrou que Jarbas sofreu duas derrotas retumbantes na cidade por tomar medidas não assimiladas pela população local, como a instalação do presídio feminino e a criação do Circuito do Frio.


CONVICÇÃO

O radialista Lenildo Ramos, como outros profissionais da cidade, gravou propaganda institucional da prefeitura de Garanhuns. O comunicador, que entende tudo de esportes, fez o trabalho com convicção. Ele se mostra entusiasmado com as ações de Luiz Carlos em vários bairros da cidade.


O PROMOTOR

Muita gente em Garanhuns deseja ver o promotor Alexandre Bezerra disputando outra vez a prefeitura. Mas a volta do ex-petista à política é ainda uma incógnita, por conta de suas atividades no Ministério Público.


ENQUETE

Numa enquete recente feita na FM Sete Colinas, conduzida pelo jornalista Fernando Rodolfo, Alexandre Bezerra apareceu bem, quando teve o seu nome incluído numa hipotética disputa com Silvino, Luiz Carlos, Márcio Quirino, Sivaldo e Dr. Alcindo. Ele só ficou atrás do atual e do ex-prefeito, e empatado com Márcio, que foi vice oito anos.


ENQUETE II

Na enquete da emissora da Boa Vista, com a participação de 45 ouvintes em dois dias, Silvino mostrou a sua força: foi o preferido de 16 pessoas, Luiz Carlos teve 13 votos e depois, embolados, apareceram Márcio, Alexandre e Alcindo.


REUNIÃO

As principais lideranças do PMDB de Garanhuns, como Ivo Amaral, João Inocêncio, Ivan Júnior e o presidente do partido, José Hilton Paixão, vão estar reunidas neste final de semana. O encontro servirá para discutir a candidatura própria à prefeitura, a questão das alianças com os outros partidos e a decisão de se fixar na oposição ao Governo Luiz Carlos.


EM CANHOTINHO

Além do prestígio político que conquistou em Garanhuns, o promotor Alexandre Bezerra já é apontado como uma possível liderança também em Canhotinho. Uma fonte disse à coluna que ele seria um nome forte, caso resolvesse disputar a prefeitura do município vizinho.


CANDIDATO DO PR

O deputado federal Inocêncio Oliveira incluiu o nome de Dudu como provável candidato do PR à prefeitura de Capoeiras. O empresário, que pensa em deixar o PSDB, realmente está inclinado a se filiar as hostes do Partido Republicano, capitaneado no Estado pelo político de Serra Talhada.


ADVERTÊNCIA

Numa conversa com gente de sua terra sobre a possível candidatura de Neide Reino à prefeitura de Capoeiras, o ex-deputado Carlos Batata avisou: "Se a candidata for a mulher do prefeito eu vou impugnar, da mesma maneira que fiz com Lula". O ex-parlamentar se referia ao processo de 1996, quando Luiz Pereira (Lula), irmão de Zezinho Borrego, teve sua candidatura cassada na justiça.


POSIÇÃO DE DUDU

Já o provável candidato da oposição, Dudu, prefere não escolher adversário. Se depender dele Neide poderá disputar a eleição, pois ele não moverá uma palha para pedir a impugnação da namorada do prefeito.


SUCESSÃO EM CAETÉS

Um político de Caetés ligado ao prefeito Zé da Luz (PSB) revelou à coluna o seguinte: O socialista planeja se afastar do cargo seis meses antes da eleição, de modo que seu filho, atual vice-prefeito, seja o candidato do grupo à sucessão municipal. Assim, continuaria tudo em casa.


BOAS INDICAÇÕES

O engenheiro agrônomo Sérgio Roberto Souto, filho do popular Bastinho, foi indicado por Izaías Régis para a chefia da Junta Comercial (Jucepe) em Garanhuns. É uma pessoa competente, simples, que merece exercer a importante função. Sérgio ainda é primo de Rafael Brasil, grande colaborador do Correio. Por sinal que o deputado petebista acertou nas duas indicações que fez. O bioquímico Hugo Leonardo (Geres), filho de José Luiz e sobrinho de Gonzaga Cabral, ex-prefeito de São João, é outra grande figura. Pra quem não sabe, Hugo viveu parte de sua infância e adolescência na vizinha Capoeiras, onde o pai tinha uma padaria.