Garanhuns, 5 de maio de 2007
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Cultura
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
OPINIÃO
 

CORREIO CULTURAL

Carlos Janduy


3º Festival de Música e Arte de Garanhuns

O Festival de Música e Arte de Garanhuns, em sua 3ª edição, não só atraiu compositores e intérpretes de todas as regiões do Brasil, como também levou um grande público para a Esplanada Guadalajara, que pôde acompanhar as três etapas classificatórias, a grande final e shows de alto nível.

O evento, idealizado pelo Deputado Izaías Régis, foi realizado pela ACIAGAM - Associação do Comércio Industrial e Agroinduatrial de Garanhuns e Agreste Meridional, Prefeitura de Garanhuns e Centro de Artes Armando Queiroz Monteiro; teve a produção da Bicho Eventos e a coordenação da R & B Produção Artística.


Resultado do 3º FEMUARTE:

1º Lugar: SONHO IMIGRANTE, Autores: João Aluá e Zé Alexandre, Arranjo: Zé Alexandre, Intérprete: Zé Alexandre, Cidade: Rio de Janeiro - RJ.

2º Lugar: ALÉM DO TEMPO, Autores: Clodoaldo Hermes e Luiz Pereira, Arranjo: Os Autores, Intérprete: Patrícia Rabelo, Cidade: Belém - PA.

3º Lugar: RAÍZES DE ARCOVERDE, Autor: André Rio, Arranjo: André Rio e Ranniere Oliveira, Intérprete: O Autor, Cidade: Recife - PE.

4º Lugar: 1, 2 E..., Autores: Josias Damasceno e Dimi Zunquê, Arranjo: Os Autores, Intérprete: Dimi Zunquê, Cidade: Ribeirão Preto - SP.

5º Lugar: GENOMA DOS ANJOS, Autores: Anchieta Dali e Paulinho Leite, Arranjo: Os Autores, Intérprete: Os Autores, Cidades: Tacaratu e Recife - PE.

Melhor Intérprete: PATRÍCIA RABELO, Música: Além do Tempo, Autores: Clodoaldo Hermes e Luiz Pereira, Arranjo: Os Autores, Cidade: Belém - PA.

Melhor Arranjo: RODRIGO LONDERO e GUSTAVO DALL'ACQUA, Música: Mira, Autores: Rodrigo Londero e Gustavo Dall'Acqua, Intérprete: Grupo Voz, Cidade: Santa Maria - RS.


Zé Alexandre - 1º Lugar no Festival

José Alexandre Gomes Coelho da Rocha e Silva, co-autor da música vencedora do 3º FEMUARTE, nasceu em 14/08/57, na cidade do Rio de Janeiro, mas morou boa parte de sua vida em Brasília, onde tudo começou. Participou de diversos musicais ao lado de seu fiel parceiro Oswaldo Montenegro. Dentre eles , A Dança dos Signos , Léo e Bia e Os Menestréis. Já em Capitães de Areia, participou como ator, diretor musical e autor dos temas musicais; com direção geral de Roberto Bomtempo. O cantor, compositor, violonista e arranjador ZÉ ALEXANDRE, que defendeu "Bandolins", em parceria com Oswaldo Montenegro no Festival de Música da TV Tupi, em 1979, vem desenvolvendo trabalho solo com composições próprias, da MPB, de Cat Stevens e Louis Armstrong.

Autor da música-tema da peça "Brincando em cima daquilo", estrelada por Marília Pera, Zé Alexandre assinou a direção musical de peças como: "Capitães da Areia" , "A Aurora da minha vida" e "Raul fora da lei". Recebeu elogios da crítica especializada quando participou como ator e cantor de musicais como : "A dança dos signos", "Os Menestréis" , "Leo e Bia", entre outros.

No Festival dos Festivais da TV Globo, defendendo "Estrelas", foi considerado pelo crítico Sérgio Cabral, não apenas o melhor cantor do evento, mas um dos melhores intérpretes surgido no Brasil nos últimos tempos".

Quem conhece Zé Alexandre pode reconhecer sua presença de imediato em comerciais como o da Coca-Cola, onde sua voz "bluesística" deixou sua marca inconfundível, ou ainda na propaganda de um plano de saúde, onde a interpretação de "O que é o que é", de Gonzaguinha, se sobressai às imagens.

O grande momento de suas apresentações são as homenagens que faz a grandes intérpretes como Louis Armstrong, Dalva de Oliveira e Ângela Maria.


Patrícia Rabelo - Melhor Intérprete

A paraense Patrícia Rabelo começou a participar de festivais de música em 2005, no FECANI - Festival da Canção de Itacoatiara (Amazonas), tendo conquistado o 3º lugar.

Atualmente, Patrícia faz shows em bares e teatros de Belém do Pará e estuda canto lírico.

No 3º Festival de Música e Arte de Garanhuns (5º festival de sua carreira) defendeu "Além do Tempo", de Clodoaldo Hermes e Luiz Pereira, música classificada em 2º lugar e que também lhe deu o prêmio de Melhor Intérprete.