Garanhuns, 21 de abril de 2007
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Cultura
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
COLUNAS
 

CORREIO POLÍTICO

Roberto Almeida


PRESÍDIO E BR

O deputado federal Inocêncio Oliveira, PR, comprou a briga pela transferência do presídio feminino de Garanhuns para outra cidade. Ele disse ao ex-vereador Gedécio Barros que já levou a idéia ao governador Eduardo Campos. Até o local para abrigar a colônia penal já estaria definido. O parlamentar sertanejo também resolveu apoiar a proposta de duplicação da BR-423.


DE OLHO NO PSB

O prefeito Luiz Carlos de Oliveira ainda não anunciou a qual partido vai se filiar, mas tem gente nos meios políticos locais desconfiando que ele gostaria de disputar a reeleição pelo PSB, com o apoio do governador Eduardo Campos.


PRÉ-CANDIDATOS

Os socialistas de Garanhuns trabalham sem contar com a hipótese de filiação de Luiz Carlos. O ex-vereador Audálio Ramos e Dr. Alcindo Menezes já estão se movimentando até pelos bairros, ao mesmo tempo em que organizam antecipadamente uma lista de pré-candidatos à Câmara Municipal.


ENTENDIMENTO

Sivaldo Albino e Gedécio Barros reconhem que Alcindo Menezes e Audálio Ramos são dois grandes quadros da política de Garanhuns. Eles elogiam também os integrantes do PV, do PDT e algumas figuras do PT local. Por seu lado, Dr. Alcindo devolve os elogios e destaca ainda a figura de Ivo Amaral, que a seu ver tem muito a ensinar sobre a história política de Garanhuns. É assim que as oposições ensaiam o entendimento para as próximas eleições.


CD POLÍTICO

Por falar em Sivaldo Albino o vereador tem em seu poder um CD com uma fala de Izaías falando muito mal do prefeito Luiz Carlos. O disco está sendo guardado a sete chaves para a campanha do próximo ano.


CANDIDATO INDEFINIDO

O prefeito de Capoeiras, Maurílio Rodolfo, o Nenen, ainda não escolheu seu candidato à prefeitura para o próximo ano. Ele pensava em colocar na disputa a sua noiva, Neide Reino, mas praticamente já desistiu dessa idéia temendo um processo de impugnação por parte dos adversários.


O RISCO DA IMPUGNAÇÃO

A possibilidade de impugnação existe, uma vez que o namoro entre Nenen e Neide já existe há muitos anos. O próprio prefeito reconheceu a relação de parentesco, quando afastou a noiva da Secretaria de Saúde do Município, atendendo a recomendação anti-nepotismo do Ministério Público. Ela agora é secretária de Pedro Barbosa em São João, onde dizem estar fazendo um bom trabalho.


CONVITE

No município vizinho circula a informação que recentemente Nenen convidou Zé da Luz, prefeito de Caetés, para ser seu candidato em Capoeiras. O socialista teria ficado honrado com a proposta, mas não a aceitou.


A CHAPA OPOSICIONISTA

Já a oposição de Capoeiras tem tudo para ter como candidato a prefeito, mais uma vez, o empresário Claudino de Souza, o Dudu. Geová Lopes e o vereador Edgar Rodrigues são os nomes mais cotados para a vice do comerciante.


POLÍTICO SÉRIO

O prefeito de Correntes, Ronaldo Amaral, tem se revelado um bom administrador e feito um trabalho reconhecido por muitos na região. Mas por ser um tanto sisudo e não concordar com determinadas práticas do fisiologismo, pode ter uma reeleição difícil contra o ex-vereador Edmilson da Bahia.


A CASA EM ORDEM

Outro prefeito que tem merecido os maiores elogios é João Eudes, do município de Venturosa. Ele pegou um verdadeiro abacaxi, pôs a casa em ordem e tem várias ações importantes aplaudidas pela comunidade. Como se vê, nem todo político calça 40.


PRESTÍGIO NA CLASSE

Dr. Alcindo Menezes, uma das opções do PSB para disputar a prefeitura de Garanhuns, tem prestígio na classe médica da cidade. A prova é que nunca perdeu uma eleição na Unimed: se elegeu presidente da entidade vencendo Dr. Enoque Santos, se reelegeu sem concorrentes e fez o sucessor, Dr. Mário Cavalcante. No pleito recente da cooperativa dos médicos apoiou a dermatologista Marta Júdice, que venceu com 61% dos votos.