Garanhuns, 15 de outubro de 2005
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Cultura
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
GERAL
 

São João tem centro de saúde de 1º mundo

Foi inaugurado no município de São João (12 km de Garanhuns), no último dia 12, o Centro Especializado em Reabilitação Biopsicosocial. O espaço dispõe de salas de fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional, psiquiatria e neurologia, com atendimento diário a cargo de profissionais especializados em cada função.

O médico Pedro Barbosa, prefeito de São João, disse que foram investidos na obra recursos da ordem de R$ 70 mil, de modo a que o Centro de Reabilitação pudesse ser uma referência em todo o Agreste Meridional. "Além de constuir esse centro, nós reformamos a Unidade Mista Josefa Cordeiro Vilaça. E tudo foi feito com recursos próprios", informou Dr. Pedro.

ATENDIMENTOS - Segundo o secretário de Saúde de São João, Felipe Barbosa o centro recém inaugurado atende uma média de 150 pessoas por semana, na diversas especialidades. São 50 pacientes na área de fisioterapia, 30 de terapia ocupacional, 30 de psicologia, 20 de neurologia e 20 no campo da psiquiatria. Brevemente também os serviços incluirão a área de fonoaudiologia.

O Centro de Reabilitação recebe clientes de todas as idades e muito dos pacientes são da zona rural, uma vez que a prefeitura oferece transporte ida e volta para esse pessoal. O trabalho é feito de forma integrada, de modo que participam do atendimento as secretarias de Saúde, Ação Social, Educação, Administração e Governo.

Apesar de ter sido inaugurado oficialmente no dia 12 deste mês, a unidade de saúde já vinha funcionando há dois meses, quando a prefeitura fez uma reforma completa no antigo prédio do Departamento de Epidemiologia. Foram comprados equipamentos, construídas as salas, contratados profissionais e o serviço chegou ao estágio atual.

Quem entra hoje no Hospital Municipal de São João e depois no Centro de Reabilitação, fica de certo modo surpreso. Tudo é muito limpo, o atendimento personalizado, com equipamentos modernos e profissionais reconhecidos na região. A impressão é que estamos num centro de saúde particular, "com atendimento de 1º mundo".

Além do secretário Felipe Barbosa, que se mostra entusiasmado com o trabalho, integram a equipe os seguintes profissionais: Ana Falcão Barbosa, fisioterapeuta; Polyana Simões, terapeuta ocupacional; Ianê da Glória Marcos, psicóloga; Karlos Andrei, neurologista; e Luís Patriota, psiquiatra.

REFERÊNCIA - Esses profissionais da área de saúde estão convencidos de que na região - mesmo em Garanhuns - não existe nenhum centro oferecendo os serviços deste inaugurado em São João. "Já fomos considerados pelos técnicos de saúde do Governo do Estado como uma referência no interior", afirmou, orgulhosa por integrar a equipe, a terapeuta Polyana Simões.

O prefeito Pedro Barbosa não prometeu, na época da campanha eleitoral, construir um Centro de Reabilitação como o que está em funcionamento no município. De acordo com seus assessores, ele anunciou de modo genérico melhorias na área de saúde. O novo departamento, surgiu, então, da necessidade da população. "Como o prefeito é médico, teve a sensibilidade e a visão de possibilitar essa realização", observou a fisioterapeuta Ana Falcão.

O secretário Felipe Barbosa garante que a construção do centro é apenas a primeira de uma série de ações que serão realizadas pela prefeitura na área de saúde. "Nós ainda vamos fazer muita coisa, porque nosso objetivo é trabalhar cada vez mais, possibilitando melhorias na condição de vida do povo de São João", finaliza o titular da pasta de Saúde.