Garanhuns, 15 de outubro de 2005
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Cultura
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
CULTURA
 

Boi da Macuca ganha Ponto de Cultura

Lílian Ferreira


A Sociedade dos Artistas de Garanhuns, fundada em agosto de 2004 e integrada por produtores culturais como Francis (músico), Lílian Ferreira (atriz e arte educadora), Paulo Ferreira (músico), Josualdo Menezes (professor da UPE), Dorvalina Maciel (Acadêmica), Romário Júnior (músico) e Francisco Ailton (artista plástico), conseguiram realizar um feito inédito para uma classe que, para alguns, é considerada desorganizada. A SAGA e Boi da Macuca foram contemplados com o Projeto "Ponto de Cultura", que consiste no recebimento de 150 bolsas do Programa Primeiro Emprego, aquisição de equipamento multimídia em software livre composto por microcomputador, mini-estúdio para gravação de CD, câmera digital, ilha de imagem e oficinas de arte-integrada.

As conquistas do grupo não param, nem se quer começaram por aí. Ainda em 2004, a SAGA incentivou e interviu no processo da criação da Lei de Incentivo a Cultura de Garanhuns, sancionada no mesmo ano pelo ex-Prefeito Silvino de Andrade Duarte, realizou o I Fórum de Cultura de Garanhuns, e no primeiro semestre de 2005, em ato público, entregou ao Poder Executivo as propostas discutidas pela classe artística, dando margens futuras para o aquecimento das discussões em torno da criação de uma Secretaria de Cultura e Conselho Municipal de Cultura.

Porém, dias melhores virão. Há bem pouco tempo, foi assinado entre Ministério da Cultura e Prefeitura de Garanhuns, Protocolo de Intenções que viabiliza a criação da Secretaria e Conselho de Cultura, melhor esclarecendo, a Prefeitura destina uma parcela percentual de seu orçamento para investir em cultura e o Governo Federal contribui com o repasse de verbas. Segundo a lição do passarinho, o incêndio só poderá ser apagado se cada um fizer a sua parte, e nós, sociedade civil organizada, estamos fazendo a nossa.

Próximo dia 21 de outubro, a SAGA estará promovendo a Mostra de Vídeo Macuca, a partir das 21h, na Rua Padre Pedro Pacífico, na Bodega de Massilon. Já em 05 de novembro, em pleno dia nacional da cultura, acontecerá à OFICINA DE GESTÃO PÚBLICA EM CULTURA. Além desses, dia 12 de novembro haverá a grande festa de comemoração do Ponto de Cultura, na fazenda da Macuca, localizada próxima ao Distrito de Poço Comprido, Município de Correntes-PE, com membros da sociedade civil organizada, artistas, representantes do Poder Público no âmbito das três esferas e comunidades beneficiadas pelo projeto.