Garanhuns, 1º de outubro de 2005
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Cultura
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
POLÍTICA
 

PSB recebe adesões em Garanhuns

Um grupo de políticos e profissionais liberais respeitados de Garanhuns se filia neste final de semana ao Partido Socialista Brasileiro, PSB. O ato de adesão à legenda - comandada até há pouco tempo por Miguel Arraes - devia ter acontecido aqui na cidade, semana passada, mas foi adiado para este domingo, no Recife, em função da eleição na Câmara Federal, que reteve o deputado federal Eduardo Campos em Brasília.

Assinarão a ficha de filiação do PSB o vereador Aldemiro Aquino (ex-PTB), o ex-vereador Audálio Ramos, que também era do Partido Trabalhista, o professor Alfredo Góis e o médico Alcindo Menezes. Tanto os dois primeiros quanto os dois últimos (este coordenaram a campanha política dos trabalhistas em 2004) são ligados ao ex-prefeito Bartolomeu Quidute, que, no entanto, não acompanhará seus colaboradores na nova opção partidária. Além desses políticos, mais 21 pessoas estarão ingressando no Partido Socialista, que assim poderá voltar a ser uma força no município.

O PSB teve o seu melhor momento em Garanhuns em 1996, quando elegeu Silvino Andrade prefeito e Márcio Quirino vice-prefeito. Os novos governantes, porém, logo trocaram a sigla socialista pelo PMDB e a legenda arraesista começou a declinar na cidade e em todo o Agreste Meridional. A chama do socialismo no município foi mantida graças sobretudo ao esforço do ex-vereador Marlos Duarte, do advogado Ivan Rodrigues e do funcionário público aposentado Rubens Aleixo.

Os socialistas históricos, caso de Marlos e Ivan, permanecerão no partido, ao lado dos novos aliados. A intenção do grupo é fazer oposição a Jarbas Vasconcelos, em nível estadual, e ao prefeito Luiz Carlos de Oliveira, na esfera municipal. No âmbito nacional, o PSB apóia o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Outro que reforça o partido a partir de agora é o prefeito de Caetés, Zé da Luz, que saiu do PT.