Garanhuns, 1º de outubro de 2005
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Cultura
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
POLÍTICA
 

Deputada destaca papel da Asnov

A importância da Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reciclável Nova Vida, Asnov, foi destacada na Assembléia Legislativa de Pernambuco, através da deputada Aurora Cristina (PMDB), que usou a tribuna do Legislativo Estadual para historiar a criação e lutas da entidade. "A Asnov fortalece a cidadania e o cooperativismo, dá uma significativa parcela de contribuição as famílias carentes de Garanhuns", afirmou a parlamentar.

Aurora Cristina lembrou que a Associação - sem fins lucrativos - foi criada no dia 19 de março de 2004, com o respaldo da prefeitura do município. Desde o início, teve o apoio da Secretaria de Assistência Social de Garanhuns e da Secretaria de Cidadania e Políticas Sociais do Estado. Além disso, fez parcerias com entidades civis, como a Locar, Visão Mundial, Retome Sua Vida e a Central Pet, Indústria, Comércio e Importadora Ltda.

"As famílias que garantiam sua sobrevivência através da separação de resíduos sólidos organizaram-se no sentido de lutarem por uma vida mais digna", observou a deputada. Segunda ela, a partir daí conseguiram mudar a visão preconceituosa da sociedade de que os catadores de lixo são marginais ou desocupados.

A parlamentar disse ainda que a certeza de que o lixo reciclável agrega valor monetário, gerando renda, em ambiente saudável, fez com que as famílias passassen a receber apoio da prefeitura. "Assim é que foi construído o aterro sanitário do município, num loteamento a 8km da cidade, às margens da BR-424. E as pessoas passaram a receber tratamento profissional para utilização de máquinas de prensagem de lixo seco e a comercialização em galpão, construído com esta finalidade", complementou Aurora Cristina enfazitando que a Asnova merece todas as homenagens.