Garanhuns, 1º de outubro de 2005
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Cultura
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
GERAL
 

Detran lança campanha pelo consumo responsável de bebidas

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco-Detran-PE lançou uma campanha de sensibilização da sociedade para o consumo consciente de bebidas alcoólicas. A mobilização, que conta com o apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, terá início com a realização de ações promocionais e educativas na Região Metropolitana do Recife.

A campanha terá como tema o "Amigo da Vez", cuja idéia central é a eleição espontânea de um companheiro do grupo social que fique responsável pela condução do restante para casa, em segurança, após encontros em que ocorra o consumo de bebidas alcoólicas. O Detran sugere que a eleição do "Amigo da Vez" seja feita através da brincadeira "Zerinho Ou Um". Para tanto, serão publicados outdoors, veiculados VT's em emissoras locais e realizadas ações educativas em estabelecimentos de entretenimento com a Turma do Fom-fom. No total, o órgão preparou mais de 350 mil peças para promoções.

Em corredores das proximidades de bares da Região Metropolitana, o Batalhão de Policiamento de Trânsito irá promover operações educativas nas noites de sexta e sábado com o apoio de 13 policiais, uma viatura, duas motocicletas e um microônibus. Durante as ações, que irão acontecer entre 23h e 4h do dia seguinte, os policiais irão convidar os condutores a se submeter ao teste de teor alcoólico por meio de bafômetros eletrônicos. O resultado do teste não incidirá em penalidade de aplicação de multa, mas os policiais irão aconselhar os condutores cujo resultado deu positivo a entregarem a direção do veículo a outra pessoa.

Também nas noites de sexta e sábado entre 21h e 0h, a turma do Fom-fom irá percorrer bares para induzir os grupos a elegerem alguém da roda para cumprir o papel do "amigo da vez". O eleito recebe um brinde promocional e os amigos receberão informações sobre os riscos do consumo de álcool. Os estabelecimentos que participarem da campanha receberão adesivos para afixação em banheiros, porta-cervejas e cartazes.