Garanhuns, 1º de outubro de 2005
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Cultura
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
COLUNAS
 

CORREIO POLÍTICO

Roberto Almeida


CHEGA DE CORRUPÇÃO

O PT sofrerá um abalo, em 2006, porque o partido da ética se associou à corrupção, através de seus líderes. O próprio presidente Lula está com a imagem arranhada e terá sérias dificuldades em seu futuro político. Mas é preciso lembrar que a corrupção não começou com os petistas nem eles são os maiores corruptos do Brasil. Não podemos esquecer nunca os fisiologismos e práticas nefastas de Collor, Sarney, FHC, Garotinho, ACM, Maluf, arenistas, peemedebistas, pedetistas e muitos outros líderes e correntes políticas do país. É preciso acabar com o "jeitinho", valorizar a honestidade, a verdade e a decência. A safadeza custa caro e é preciso acabar com ela. Temos de fazer a nossa parte, escolhendo os dirigentes depois de pensar muito bem, fazendo tudo pra acertar, eliminando dos parlamentos e dos governos os que têm o passado sujo e não merecem confiança.


MAÇONARIA

A revista Super Interessante do mês de setembro não deu pra quem quis em Garanhuns. Esgotou em todas as bancas por conta de uma matéria especial sobre a maçonaria. Na reportagem, são revelados segredos da ordem secreta, citados maçons ilustres da história do Brasil e de outros países. Entre os citados estão o ex-presidente Jânio Quadros, o líder revolucionário Simón Bolívar, o compositor Amadeus Mozart, o imperador Dom Pedro I e o americano George Washington.


MAÇONARIA II

Em Garanhuns também são muitos os maçons ilustres, a começar pelo prefeito Luiz Carlos de Oliveira, chamado indevidamente de ateu na campanha política (a maçonaria não aceita pessoas que não acreditam em Deus), devido à sua participação na sociedade secreta. Também são da maçonaria Dr. Ivaldo Dourado, o ex-prefeito de Angelim, Marco Calado, o médico Dimas Carvalho, o secretário Eber Frias, dentre muito outros.


PSB

O Partido Socialista voltará a ser forte em Garanhuns, com a filiação as suas hostes de nomes como o do vereador Aldemiro Aquino, o ex-vereador Audálio Ramos, Dr. Alcindo Menezes, o professor Alfredo de Góis e outras pessoas de peso na cidade. O PSB está sendo reorganizado de olho nas eleições de 2006 e 2008.


ZÉ DA LUZ

Os socialistas se reforçam também no Agreste Meridional. O prefeito de Caetés, Zé da Luz, deixa o PT e volta ao seu partido de origem, o PSB. Segundo noticiou o Diario de Pernambuco, poderá até ser candidato a deputado federal.


SECRETÁRIOS

Dois secretários de Luiz Carlos são excepcionalmente eficientes no trato com a imprensa e as pessoas da maneira geral: José Maria Leitão, Educação, e Geni Oliveira, Assistência Social. Esses aí não têm cara feia pra ninguém, são sempre gentis e atenciosos. E estão fazendo um belo trabalho, é importante registrar.


E AS MUDANÇAS?

O prefeito de Garanhuns resolveu dar uma sobrevida aos secretários que não estão correspondendo. Espera que eles melhorem até dezembro e se continuarem pecando poderão começar 2006 fazendo outra coisa na vida. Tem auxiliar de Luiz que ninguém sabe mais o nome dele, de tão sumido que está...


BATATA

Batata assumiu o mandato de deputado federal no lugar de Severino Cavalcanti e se filiou ao PFL. Pra quem não se lembra, o ex-prefeito de Capoeiras começou a vida política no PSB, foi arraesista, votou em Lula em 1989 e já foi um duro crítico da direita e dos pefelistas. Agora, quem diria, está no mesmo partido de Nenen.


ALEXANDRE

Alexandre, o promotor, que brigou com Batata na campanha do ano passado, aqui em Garanhuns, tem sido incentivado pelo ex-senador Carlos Wilson a disputar um mandato de deputado estadual. Mas o promotor resiste a voltar a atividade política.


LÍDER FEMINISTA

A liderança política mais forte de Capoeiras, no momento, é uma professora. O nome dela é Rosana Neves. Ela derrotou, na eleição de gestor (a) da Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no dia 21 de setembro passado, o professor Agostinho, o padre Geraldo e o prefeito Nenen. E colocou mais de 300 votos de frente, num colegiado de pouco mais de mil votos.


SIMOA GOMES

Na escola que tem o nome da família símbolo do município, a Simoa Gomes, a professora Antônia Oliveira derrotou a sua concorrente, Ana Lúcia Lins, por 28 votos de diferença. Dizem que a candidata derrotada tinha a preferência da Geres e do deputado Romário Dias.


SAÚDE FORTE

Conforme a coluna cantou, na edição passada, o secretário de Saúde de Angelim, o garanhuense José Carlos, foi sacado da pasta pelo prefeito Samuel Salgado. No seu lugar foi colocada uma mulher, a dentista Edineide. O irmão do prefeito, Júnior, também se afastou da Secretaria de Administração, sendo substituído pelo ex-vereador Ramos. A população gostou das mudanças.


FILIAÇÃO

Silvino chegou a anunciar a alguns amigos que o prefeito de São Paulo, José Serra, viria a Garanhuns para o ato de filiação dele ao PSDB. Mas tudo indica que o paulista e presidenciável não vem mais. A grande estrela do encontro, assim, deverá ser mesmo o senador Sérgio Guerra.


DEMOCRACIA

Na democracia, a liberdade de imprensa é sagrada. Claro, não são permitidos abusos, mentiras, calúnias, falsidades. Mas a notícia dada com honestidade, isenção e com o objetivo de servir à comunidade não pode ser contestada, mesmo quando contraria interesses individuais ou de grupos oligárquicos. Estamos ou não numa democracia? Existe ou não liberdade de pensamento e informação? Infelizmente, as perguntas ainda são pertinentes, porque muitos se julgam maiores até do que Deus e preferiam (ou preferem) os tempos do obscurantismo, quando as emissoras de rádio, os jornais, as revistas e a televisão não podiam noticiar nada. Falar a verdade dava cadeia, nesse tempo.