Garanhuns, 17 de setembro de 2005
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
CIDADE
 

MELHORIAS EM FEIRA LIVRE AGRADAM POPULARES

O Prefeito Luiz Carlos pretende ampliar o Programa

Cumprindo mais um dos seus compromissos firmados junto à população de Garanhuns, o prefeito Luiz Carlos de Oliveira, através da secretaria de Agricultura, Abastecimento, Meio-ambiente e Recursos Hídricos, efetuou uma série de melhorias estruturais na feira da Avenida Oliveira Lima, realizada semanalmente, às quintas-feiras, no bairro de Heliópolis.


O Programa de Apoio às Feiras Livres tem o objetivo de organizar e ordenar as feiras livres realizadas na cidade, tendo sido posto em funcionamento no último dia 21 de julho. A Prefeitura disponibiliza nas imediações da feira, um imóvel de apoio, que está instalado na Avenida Djalma Dutra, nº 390-A, dotado de profissionais capacitados a prestar assistência aos feirantes e usuários, com serviços de controle do peso dos alimentos, realizado através de uma balança, devidamente aferida pelo INMETRO, e ainda por uma bateria de sanitários. "A casa de apoio funciona das 6 as 16 horas e trinta minutos, atendendo em média 500 pessoas por dia", anuncia o secretário de Agricultura, Antônio Carlos Bartolomeu.

A iniciativa do prefeito Luiz Carlos vem agradando a população que utiliza a área para o comércio informal. "Foi uma ação muito importante do Prefeito. Antes, agente vivia abusando os moradores para usar o banheiro e aqui ficou perto. Nota 10 pra ele!.", afirma o feirante Cícero Laurentino, que comercializa cereais na feira há 14 anos. Já o feirante Antenor Batista registra: "muitos prometeram, mas só agora esses banheiros foram instalados aqui na feira. Para mim esta sendo muito bom e com a balança ninguém mais pode reclamar do peso, e só conferir", aponta o feirante.

Entre os consumidores a aprovação também é geral. "A balança é muito importante, pois além de conferirmos o peso dos produtos, ainda obriga os comerciantes a trabalharem com honestidade", revela o consumidor Ederaldo Borba, que sempre utiliza a feira para comprar carnes e verduras. Outro benefício trazido pelo Programa será a setorização da feira, com a organização por produtos, como: carnes, peixe, frango, produtos lácteos, cereais, frutas, legumes e verduras. "Além disso, todas as bancas serão padronizadas, numeradas e inspecionadas pela equipe da Vigilância Sanitária (...); já estamos trabalhando para efetuar mais essas melhorias e buscamos junto a instituições financeiras, linhas de crédito que possibilitem a consolidação do projeto", argumenta o titular da pasta de Agricultura e Abastecimento do Governo Luiz Carlos. Já a limpeza da área vem sendo efetuada com regularidade pela equipe de Serviços Públicos da Prefeitura. "A limpeza esta boa. O pessoal passa o dia inteiro limpando e no final da feira ainda lavam a rua. Então, está muito bom", avalia a feirante Maria Quitéria Silva, aprovando a realização da Prefeitura.

O sucesso da iniciativa, incentiva o governo Municipal a estender o programa às demais feiras livres realizadas na cidade. "Já estamos localizando imóveis que servirão como pontos de apoio nas feiras, pois a intenção do prefeito Luiz Carlos é dotar as feiras dessas melhorias", anuncia Antônio Carlos Bartolomeu. A próxima feira a ser contemplada pelo projeto será a da rua Cecília Rodrigues, localizada nas imediações da avenida Duque de Caxias, em Heliópolis. "Acreditamos que o Programa de Apoio as Feiras Livres é altamente positivo, pois se trata de um pleito antigo da população e que o Prefeito Luiz Carlos tornou realidade, indo de encontro ao interesse das pessoas", finaliza o secretário de Agricultura. (Secretaria de Comunicação Social).