Garanhuns, 3 de setembro de 2005
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Especial
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
ESPECIAL
 

Professores de Português e de Matemática são treinados

Mais de 350 orientadores sociais e professores de Matemática e Português da rede municipal de ensino de várias regiões do Estado estão passando por capacitação durante todo o mês de agosto. A ação faz parte das atividades do Programa Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania.

O Agreste e o Sertão de Pernambuco foram as primeiras regiões a receberem a capacitação com a oficina "Elevação da Escolaridade em Português e Matemática", resultado de uma parceria firmada entre o Govenro do Estado e as secretarias municipais de Educação. Nas Zonas da Mata Sul e Norte qualificação idêntica também beneficiou agentes educacionais.

De acordo com a coordenadora técnica do programa, Joerilda Vieira, a iniciativa possibilita aos técnicos municipais usar metodologias que estimulem os jovens a ter um melhor aproveitamento escolar e sua conseqüente permanência no sistema. Nesse sentido, segundo ela, é primordial reciclar os educadores para que eles forneçam as condições básicas ao sucesso dos jovens dentro da escola.

Joerilda disse também que outro diferencial da reciclagem é a realização de ações que possibilitem uma maior integração entre as Secretarias de Assistência Social Municipais e as de Educação.
A capacitação para os orientadores sociais e professores de Matemática e Português ocorre todos os anos. A Região Metropolitana do Recife será a próxima contemplada.

O Programa Agente Jovem, criado em 2003, é uma proposta de intervenção social na qual o jovem interfere positivamente na dinâmica dos vários segmentos que fazem o seu dia-a-dia. O foco de atuação do programa são os educadores e os jovens.