Garanhuns, 3 de setembro de 2005
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Especial
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
ESPECIAL
 

Parceria garante qualificação de professores pernambucanos

Por ter alcançado o primeiro lugar no ranking nacional dos Estados avaliados pelo programa Parceiros na Aprendizagem, da Microsoft, Pernambuco será o primeiro a participar do programa Aprendendo em Parceria.

A iniciativa mundial da Microsoft tem como objetivo disponibilizar tecnologias e apoio pedagógico para gestores, educadores, estudantes e a comunidade escolar. A primeira etapa do Aprendendo em Parceria foi iniciada ontem e termina hoje. O curso acontece no laboratório da Superintendência de Tecnologia da Informação, na Cidade Universitária. A capacitação, que conta com apoio da Secretaria de Educação e Cultura, é ministrada pelos representantes da Microsoft Cláudio André e Mônica Gardelli. Luciana Salgado, integrante do Instituto Crescer, de São Paulo, também atua como orientadora.

O programa Aprendendo em Parceria vai capacitar os 40 professores que obtiveram melhor rendimento no projeto Parceiros na Aprendizagem. Cada professor irá indicar um outro para que este também seja capacitado.

Segundo o superintendente de tecnologia da informação, Benedito Parente, as capacitações seguintes vão ocorrer de forma contínua, com tarefas previamente definidas e realizadas via Internet, através do site www. alunomonitor. com.br. O programa tem duração de cinco meses. "Estamos otimizando os resultados atingidos pelo professores das escolas estaduais para aprimorar o resultado alcançado na avaliação. Assim, vamos repassar essa experiência para as escolas", afirmou Parente.
Ranking

Pernambuco teve um aproveitamento de 78% na sua primeira participação no programa Parceiros da Aprendizagem. A avaliação foi iniciada em fevereiro deste ano e teve seu resultado divulgado no dia 3 de agosto. São Paulo, Paraíba e Goiás seguem Pernambuco no ranking. Durante todo o processo de avaliação, os professores também foram capacitados.