Garanhuns, 3 de setembro de 2005
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Especial
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
ESPECIAL
 

Estado libera nova parcela para o transporte escolar no Interior

A Secretaria de Educação e Cultura iniciou a liberação da terceira parcela de recursos do programa "A Caminho da Escola", que financia o transporte escolar nos municípios de Pernambuco.

Este ano, o Governo do Estado está atendendo 177 cidades do Interior, beneficiando 101,7 mil alunos dos ensinos fundamental e médio da rede estadual. O valor desta terceira parcela é de R$ 2,13 milhões, de um investimento total de R$ 12 milhões.

De acordo com levantamento feito pela Secretaria de Educação e Cultura, 22 municípios ainda não devolveram os formulários com dados referentes ao transporte escolar.

A orientação é que essas prefeituras entrem em contato com a Gerência de Apoio aos Municípios, na Rua Siqueira Campos, 304, bairro de Santo Antônio, no Recife, para regularizar o envio das informações pendentes. Feito isso, a verba é repassada automaticamente.

Além da verba estadual desse programa, os municípios ainda contam com o repasse federal, através do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar, que libera o dinheiro em cotas para os municípios e Estados. O Governo de Pernambuco autorizou o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) a repassar a sua cota diretamente às prefeituras.

Até o momento, 34 municípios não enviaram a prestação de contas e outros 30 não informaram à instituição a equipe que acompanha a execução do projeto e, por isso, estão sem receber o repasse do FNDE. Cada município deve indicar o nome de duas pessoas para constituir a equipe coordenadora.