Garanhuns, 3 de setembro de 2005
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Especial
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
COLUNAS
 

CORREIO POLÍTICO

Roberto Almeida


COMPLICADO PT

O Partido dos Trabalhadores, envolvido em escândalos, denúncias e mais denúncias; e as correntes internas da agremiação continuam brigando. Tem disputa nos diretórios nacional, estadual e municipal. Em Brasília, José Dirceu não quer largar o osso, embora esteja queimado por todos os lados. Aqui em Garanhuns, o presidente da Executiva do PT, Méviton Araújo, tentou impugnar a candidatura de Pedro Passos e não conseguiu. A direita esclarecida e reciclada se aproveita dessa complicação toda pra deitar e rolar.


APOIO

Um político com ligações no Palácio Celso Galvão disse ao Correio que Luiz Carlos de Oliveira pode apoiar a candidatura de Romário Dias para deputado estadual, em 2006. O compromisso do prefeito com Silvino Andrade seria para Federal.


PESQUISA

Algumas pessoas estranharam que na pesquisa feita pelo Instituto Contexto a Secretaria de Saúde do Município tenha aparecido com a melhor colocação e entre as piores. Fácil entender: é uma pasta importante, com alta visibilidade e tanto é lembrada pelas qualidades quanto pelas deficiências. O importante é que aprovação foi muito mais alta do que a reprovação.


FESTIVAL

Izaías pode ter uma porção de defeitos. Mas é bastante ousado e criativo. Uma prova disso é a criação do Festival de Música e Arte do Agreste Meridional. Com essa iniciativa o parlamentar irá promover uma bela festa, incentivar o surgimento de talentos e ainda poderá faturar politicamente em dezenas de municípios do interior, inclusive em cidades como Pesqueira, Belo Jardim e Arcoverde, que também poderão se inscrever no evento.


CANDIDATA

Agora quem está resolvendo praticamente tudo no município de Capoeiras é a secretária de Saúde, Neide Reino. Ela está sendo preparada por Nenen para ser sua candidata à sucessão na eleição de 2008. Um detalhe: a moça é namorada do prefeito há muitos anos.


CALÇAMENTOS

O projeto inicial de Luiz Carlos era pavimentar 40 ruas de Garanhuns. A meta foi reduzida e a prefeitura anunciou, semana passada, que serão 26 as ruas calçadas, com recursos do próprio município.


DISPUTA

Os deputados Pedro Eurico (PSDB) e Romário Dias (PFL) disputam o apoio de padre Aldo na luta pela renovação de mais um mandato na Assembléia Legislativa. O prefeito de São Bento, no entanto, ainda não se definiu, pois espera uma definição de Paulo Bodinho. Se este for candidato, como sãobentense e aliado terá o apoio do paróco.


RAUL GIL

E por falar em Castelão, o apresentador Raul Gil, um dos ídolos do deputado estadual Izaías Régis, disse um dia desses em seu programa que devia tudo ao comunicador e publicitário nascido em Garanhuns. Fernando foi quem lançou Gil na televisão, na sua passagem pela Tupi, no Rio de Janeiro.


CASTELÃO

Fernando Castelão, que morreu no Recife, no sábado dia 27, marcou época na televisão pernambucana, com o programa "Você faz o Show", apresentado em parceria com Lolita Rodrigues. O comunicador era garanhuense, fato omitido na maioria das matérias publicadas nos jornais da capital.


AUTO DA COMPADECIDA

O espetáculo, com texto de Ariano Suassuna, foi apresentado no Clube Ara, de Angelim, com atores do Recife e um público de 500 pessoas. O prefeito Samuel Salgado (PT) ficou no meio do povão, recusando as cadeiras destinadas às autoridades, colocadas à frente.


POSSE

Padre Carlos André tomou posse nas paróquias de Palmeirina e Angelim. E continua sem querer conversa com os que sonhavam vê-lo na política. Dom Irineu Roque Scherer deve estar adorando.


JUPI

Dizem que o novo prefeito de Jupi, Adalberto Bezerra, o Betinho, ainda não disse para o que veio. Já padre Ivo, que perdeu feio a eleição para o peemedebista, como quem não quer nada continua a circular no município.


O PROMOTOR

Alexandre Bezerra não é candidato a nada em 2006, mas apoiará o presidente da Infraero, Carlos Wilson, como postulante à Câmara Federal. Dependendo da evolução dos fatos, o promotor pode estar de volta às ruas em 2008.


PAGAMENTO

Os músicos de Garanhuns que se apresentaram no último FIG receberam seu cachê da prefeitura ainda durante o evento. Mas os três grupos de teatro locais ainda esperam pelo pagamento. São dois pesos e duas medidas.


HISTÓRIAS

O ex-prefeito de Capoeiras, Zezinho Borrego, adorava fazer brincadeiras com quem o procurava para fazer algum pedido. Certa feita um cidadão foi ao seu gabinete e solicitou um emprego. "Um serviço maneiro, por causa da idade". Zezinho atendeu na bucha: "Você quer trabalho maneiro então pegue uma gaiola e vá pegar passarinho lá na vagem" (terras de sua propriedade, perto da cidade). Isso foi ainda no primeiro mandato. Quando estava no terceiro governo, foi interpelado por um homem do campo, que entrou no gabinete esbaforido e foi logo dizendo: "Seu Zezinho minhas vacas estão todas doentes...". E o prefeito, mais uma vez sem titubear, foi logo cortando: "E você me acha com cara de veterinário..."