Garanhuns, 3 de setembro de 2005
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Especial
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
COLUNAS
 

CORREIO CULTURAL

Carlos Janduy


Festival Lula Calixto

Foi realizado nos dias 26 e 27 últimos, no Alto do Cruzeiro, em Arcoverde-PE, o Festival Lula Calixto, evento em que foi comemorado o 9º aniversário do Samba de Coco Raízes de Arcoverde. Mais de vinte atrações marcaram presença no Festival, que contou com o apoio cultural da Chesf, Governo do Estado e Prefeitura de Arcoverde. De Garanhuns foram convidados o Boi da Macuca, Muendas de Pernambuco e Maracatu Camaleão Quântico. Nomes como Aurinha do Coco, Tonino Arcoverde, Orquestra Popular do Recife e Orquestra Filarmônica de Arcoverde, entre outros, prestigiaram o grande acontecimento.

Lula Calixto, além de fundador do Coco Raízes, foi membro da Orquestra Filarmônica de Arcoverde. Desde que ele morreu, há seis anos, os músicos da Orquestra fazem um cortejo pelas ruas uma vez por ano até o Alto do Cruzeiro, onde a família Calixto os espera, emocionada. Fica óbvio o quão importante Calixto era para a cultura do conhecido "Portal do Sertão de Pernambuco".


Festival de Música e Arte Plástica

Nos dias 13, 14, 15 e 20, 21 e 22 de outubro próximo, o Centro de Artes Armando Queiroz Monteiro realizará o 1º Festival de Música e Arte Plástica do Agreste Meridional, em Garanhuns.

Cada concorrente deverá inscrever três músicas para suas respectivas categorias, sendo intérprete feminino e intérprete masculino: 1ª música para a eliminatória, 2ª para semifinal e 3ª para final, podendo somente concorrer com músicas brasileiras de qualquer estilo.

Quanto às Artes Plásticas, os artistas interessados deverão inscrever obras realizadas, de preferência nos anos de 2004 e 2005, de sua autoria e propriedade, apresentadas no Centro de Artes, em perfeitas condições de serem expostas.

Os trabalhos apresentados não poderão ultrapassar as dimensões de 80 X 60 cm. Não serão aceitas obras incompletas ou sem o devido acabamento, como molduras ou um tratamento em suas laterais.
Informações detalhadas (regulamento) no folder que está sendo distribuído pelo Centro de Artes, telefone (87) 3762-3312.


Centro Cultural

O Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante vem passando por modificações. Segundo o diretor de cultura, poeta João Marques, novos espaços foram criados em favor da cultrura, como a Sala do Artista e, recentemente, a Confraria, ambientes para a acolhida dos artistas e pessoas apreciadoras das artes. A Confraria, que na última quinta-feira já deu sinal de existência, com a reunião de membros da Academia de Letras de Garanhunhs e artistas convidados, está instalada no mesmo local, onde por vários anos funcionou o memorável "O Vagão".

A Caminhada Poética, outra iniciativa do atual diretor de cultura, já realizada por duas vezes, estará voltando neste mês.

"Tenho procurado atrair a classe artística através de algumas ações e é meta, recomendada inclusive pelo prefeito Luiz Carlos, promover, ainda este ano, o teatro, fazendo um trabalho direcionado tanto para os artistas cênicos de Garanhuns como o advento de grandes companhias do país", afirma João Marques. "Dentro dessa nova dimensão, no próximo dia 11, nossa cidade estará recebendo o Projeto Pixinguinha, que virá com o apoio da Prefeitura", acrescenta o diretor. O evento é uma promoção que percorre todo o país com grandes estrelas da Música Popular Brasileira.

Sobre a Biblioteca Municipal Luiz Brasil, que agora também está incorporada à Diretoria de Cultura, João Marques diz que a instituição tem recebido o apoio especial do secretário de Educação, Cultura e Esportes, Prof. José Maria Leitão, e que brevemente a biblioteca estará recebendo uma ilha da Internet, com cerca de 12 computadores, doados pela Fundação Banco do Brasil.