Garanhuns, 3 de setembro de 2005
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Especial
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
CIDADE
 

Serviços públicos levam bem-estar à população
Manutenção nos logradouros. Marca do Governo Luiz Carlos

"Tão importante quanto construir, é manter". A frase é do secretário de Serviços Públicos, Transportes e Trânsito do Município, Eber Frias, que diante da área territorial de Garanhuns e dos seus problemas estruturais, vêm superando as dificuldades e realizando os mais diversos serviços, contemplando todas as áreas do Município.

Limpeza urbana, desobstrução de galerias, substituição de tubulação, esgotamento sanitário, coleta de lixo, capinação, iluminação de praças, recolhimento de entulhos, terraplanagem e manutenção de parques, praças, canteiros, cemitérios públicos e nas áreas onde são realizadas as feiras livres. Essas são apenas algumas das atividades realizadas diuturnamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados pela equipe de Serviços Públicos do Município. "Os serviços prestados pela Prefeitura estão presentes em todos os bairros da cidade, nos distritos e na zona rural. Com isso, seguimos as determinações do prefeito Luiz Carlos; organizamos o Município e proporcionamos bem-estar à população", apresenta o secretário.

Limpeza Urbana - Na área de limpeza urbana a Prefeitura realiza o serviço de varrição, capinação de terrenos baldios e coleta diária de lixo. A coleta, supervisionada pelo Governo Municipal e realizada pela Empresa LOCAR, através de caminhões compactadores e funcionários devidamente equipados para o serviço, abrange todos os bairros, sendo efetuada alternadamente na área periférica e diariamente no centro da cidade e em parte do bairro Heliópolis. "Coletamos em média 130 toneladas de lixo domiciliar por dia, além de realizarmos a varrição de todas as ruas pavimentadas. Também nos preocupamos com a beleza da cidade, através da limpeza do leito das ruas, dos cursos d´água e pintura de meio-fios", esclarece o diretor de Serviços Públicos, João Ricardo, que complementa: "todo o lixo coletado na cidade é encaminhado ao Aterro Sanitário, preservando o meio-ambiente e garantindo a saúde da população".

Recolhimento de Entulhos - Apesar de ter a atribuição da coleta de entulhos em porções de até 3 metros cúbicos, o material proveniente da construção civil e deixado nas vias públicas é retirado diariamente, inclusive no período noturno. O trabalho chega à números impressionantes, com a coleta de cerca de 800 cargas de entulho, atendendo em média 350 ruas por mês.

Terraplanagem - O período chuvoso castiga a malha viária da cidade e prejudica, principalmente, as ruas desprovidas de pavimentação. Para garantir a trafegabilidade durante o inverno, a Prefeitura trabalha na colocação de aterro e efetua os serviços de terraplanagem de forma sistemática, contemplando todas as ruas na sede do Município. "Também nos preocupamos com a zona rural e os distritos. Todavia, em alguns pontos o trabalho é dificultado, pois temos de levar metralhas e piçarra de outros locais para concluir as melhorias", justifica o secretário de Serviços Públicos.

Revitalização Asfáltica - Mesmo com a impossibilidade de realizar a manutenção da malha asfáltica por conta do período chuvoso, já que o asfalto não pode ser aplicado em contato com a água, sob o risco de perca do material, a Prefeitura aproveita os dias estiados para promover operações tapa-buracos e aguarda a chegada das estações quentes para efetuar a revitalização total dos trechos danificados.

Controle de Erosões - Por conta do seu relevo irregular, a cidade apresenta áreas propensas a erosões. Para minimizar os estragos causados pela ação da natureza, a Prefeitura trabalha forte na contensão do processo. Foram efetuados serviços na rua Serra Branca, conhecida por rua da Tábua e na Olavo Bilac (próximo ao SESC). Já na rua São Vicente (bairro Dom Thiago Póstma), e na rua Chico Mendes (Jardim Petrópolis) os trabalhos foram paralisados, todavia serão retomados nos próximos dias, e nas imediações da Estrada do Flamengo (próximo ao Pau Pombo) os serviços estão em andamento. "Trata-se de um trabalho delicado. Começamos da base, colocando sacos de areia, formando uma estrutura sólida e depois promovemos o aterramento e a compactação do solo, sempre buscando diminuir os transtornos às comunidades adjacentes", relata.

Manutenção de Praças, Parques e Canteiros Uma das preocupações do Governo é com a beleza da cidade. Por isso, a equipe de Serviços Públicos realiza, diariamente, a manutenção dos parques Euclides Dourado e Ruber van der Linden (o Pau Pombo), com a varrição, manutenção de jardins e substituição das luminárias. "Estamos atento ao problema de iluminação do Euclides Dourado e a secretaria de Planejamento já trabalha para corrigir o sistema, que infelizmente vem sendo comprometido pela densidade das árvores. Vamos resolver o problema baixando o nível da iluminação", anuncia o secretário do governo Luiz Carlos.

As praças e jardins também recebem uma atenção especial e além da manutenção e construção de canteiros, os profissionais da Prefeitura trabalham na substituição de lâmpadas, garantindo a segurança nessas áreas. "Temos dificuldade na substituição de luminárias nos postes que apresentam mais de 10 metros de altura. Para tanto, precisamos da estrutura de uma empresa especializada, o que dificulta a execução imediata do serviço, como acontece nos postes onde o nosso equipamento consegue alcançar", registra Frias, que alerta: "enfrentamos o problema do desgaste natural, mas grande parte do material substituído é decorrente da ação de vândalos, que danificam o patrimônio e extraviam as lâmpadas, gerando custos adicionais e comprometendo o êxito do serviço", frisa.
Limpeza das Feiras Livres - Assim que as feiras livres são concluídas, a equipe de limpeza urbana inicia o processo de varrição e retirada do lixo das localidades. Na CEAGA a manutenção é diária. E na feira da Oliveira Lima, a secretaria realiza quinzenalmente a lavagem da área com produtos de limpeza.

Manutenção dos Cemitérios - Os cemitérios públicos também recebem uma atenção especial do Governo Municipal. Tanto no São Miguel, quanto no São Cristóvão são realizados serviços de capinação, pintura e conservação, inclusive dos túmulos que não recebem a devida atenção dos seus proprietários.

Dificuldades com Equipamentos - Para realizar todos esses serviços, a Secretaria possui alguns equipamentos, todavia insuficientes para a demanda da cidade, o que dificulta uma ação mais efetiva. "Possuímos uma patrol, uma pá carregadeira e um caminhão, que inclusive realiza atividades no campo social, através de mudanças para famílias reconhecidamente carentes. Temos também algumas máquinas do DER (em convênio com a Prefeitura) e que nos ajudam bastante (...); mas existe a necessidade de novas máquinas, inclusive alguns pleitos nesse sentido já foram encaminhados ao Governo do Estado pelo prefeito Luiz Carlos", informa Eber Frias.

Participação nos eventos da Cidade - Os serviços públicos também se tornam essenciais durante a promoção dos eventos festivos da cidade, como a Garanheta e o Festival de Inverno. Todos os pólos são limpos nas primeiras horas do dia, assim como os pontos turísticos recebem um tratamento especial, sempre com o intuito de deixar a cidade limpa e sempre bela, visando o bem-estar da população e dos nossos turistas.