Garanhuns, 30 de julho de 2005
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Especial
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
POLÍTICA
 

Izaías Régis critica atitude de secretário estadual

A atitude do secretário estadual de Produção Rural e Reforma Agrária, Ricardo Rodrigues, ao "proibir" o deputado Izaías Régis (PTB) de se pronunciar durante o evento de inauguração do escritório da Empresa Pernambucana de Pesquisas Agropecuárias (IPA) foi repudiada na Assembléia Legislativa. O fato ocorreu na semana passada, no município de Saloá, no Agreste. "Como representante desta instituição, considerei o ato antidemocrático. Fiquei me sentindo na época da ditadura. Eu era o único representante do Poder Legislativo", enfatizou Izaías.

O presidente da Casa, deputado Romário Dias (PFL), ressaltou que o secretário cometeu um "equívoco". "Enviarei o ofício do deputado Izaías e um de minha autoria ao governador Jarbas Vasconcelos solicitando mais respeito por parte de alguns secretários de Governo aos parlamentares", destacou. Vários deputados também foram solidários ao petebista. Augusto César (PTB) alertou sobre o fato de que "esse tipo de constrangimento acontece com parlamentares da Oposição e da base do Governo".

Os deputados Ettore Labanca (PTB), Henrique Queiroz (PP), Raimundo Pimentel (PSDB) e Pedro Eurico (PSDB) enfatizaram que acreditam na isenção do governador Jarbas Vasconcelos, que é "um homem democrático". "A deselegância cometida pelo secretário Ricardo Rodrigues precisa ser esclarecida", disse Sílvio Costa (PMN). Nélson Pereira (PCdoB) considerou importante o protesto do deputado Izaías Régis.

O parlamentar garanhuense tem tido uma atuação destacada no Legislativo Estadual, sempre defendendo os interesses do povo do Agreste. Na última quarta-feira, quando da visita do presidente Lula a Garanhuns, o deputado trouxe correligionários de vários municípios da região para prestigiar o líder petista. No palanque, armado por trás do centro cultural, Izaías ficou o tempo todo próximo do presidente, inclusive quando este discursava.