Garanhuns, 30 de julho de 2005
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Especial
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
ESPECIAL
 

Inscrições para supletivo

A Secretaria de Educação e Cultura está divulgando o cronograma de realização do Exame Supletivo 2005. O exame é destinado a estudantes que apresentam distorção idade/série e desejam obter o certificado de conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. As inscrições serão realizadas no período de 15 a 26 do próximo mês de agosto.

Para os candidatos que moram no Recife e Região Metropolitana, as inscrições devem ser feitas no Centro Executivo de Exame Supletivo ou nas escolas indicadas na lista abaixo. O candidato do Interior deve procurar a Gerência Regional de Educação mais próxima. Para se inscrever no Ensino Supletivo no Nível Fundamental, é necessário ter a idade mínima de 15 anos, completos até a data de realização das provas. Para o Nível Médio, a idade mínima é de 18 anos. O investimento do Governo do Estado para a realização do exame supletivo é R$ 500 mil.

Os candidatos que já realizaram o exame anteriormente e não foram aprovados em todas as disciplinas podem fazer agora a inscrição apenas para aquelas em que não obteve sucesso. Caso esteja realizando o exame pela primeira vez, deve se inscrever em todas as disciplinas. Para o Ensino Fundamental são oferecidas as disciplinas de História, Geografia, Língua Portuguesa, Arte, Matemática, Ciências e Língua Estrangeira - nesta, o candidato pode optar por Inglês ou Espanhol.

No Ensino Médio, as disciplinas oferecidas estão dispostas em três áreas do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; e Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. A primeira área se divide em Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Arte. A segunda engloba Geografia, História, Sociologia e Filosofia. Fazem parte da terceira área as disciplinas de Matemática, Biologia, Física e Química. O candidato pode fazer também exame para Língua Estrangeira, podendo escolher entre Espanhol ou Inglês.

Para realizar a inscrição, o candidato precisa estar munido de um documento de identidade, além da carteira de trabalho e previdência social ou da carteira nacional de habilitação. O cartão de inscrição será entregue no período de 19 a 23 de setembro, das 8h às 17h, no local onde a inscrição foi feita. O cartão deve ser apresentado no dia 16 de outubro, quando a prova será realizada.

O exame será aplicado no Recife e nos municípios de Olinda, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho, Nazaré da Mata, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Arcoverde, Garanhuns, Limoeiro, Palmares, Petrolina e Salgueiro. A prova vale até dez pontos. Para ser aprovado, o candidato precisa obter, no mínimo, cinco pontos. O gabarito das provas será divulgado no dia 16 de outubro, no site da Universidade de Pernambuco (www.upenet.com.br) e, no dia 17, no Ceesu. O resultado do exame supletivo será divulgado no dia 20 de novembro, nos locais de inscrição.