Garanhuns, 30 de julho de 2005
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Especial
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
ESPECIAL
 

Comitiva americana conhece Programa do Leite

Dentro do convênio de cooperação técnica entre o Governo Brasileiro e o Governo Norte-Americano, técnicos do Ministério da Agricultura dos Estados Unidos visitaram a granja do Menor Trabalhador, localizada em Jaboatão dos Guararapes e a Cooperativa dos Produtores de Leite de Caruaru. Conforme o secretário de Produção Rural e Reforma Agrária, Ricardo Rodrigues, que recebeu a comitiva, o objetivo do en-contro foi trocar experiências nas áreas de políticas de segurança alimentar e de combate à fome.

Para isso, foi demonstrado na prática como funciona o Programa Leite de Pernambuco em duas vertentes: a pri-meira na Copecal, com produção diária de 410 litros de leite de vaca, e a segunda em Jaboatão dos Guararapes, com produção de 400 litros de leite de cabra, diariamente. Vale ressaltar que desde janeiro, o leite de cabra começou a fazer parte do programa com inclu-são de 1.500 litros distribuídos todos os dias em dez associações comunitárias.

Rodrigues falou que o trabalho está dentro da estratégia do Governo do Estado de fortalecer a cadeia produtiva da caprinovinocultura. "Estamos adquirindo o leite de cabra de criadores locais para assim gerarmos renda e ainda melhorarmos a qualidade de vida dos beneficiados com o produto, favorecendo a diminuição da evasão escolar, além da redução da mortalidade infantil, do êxodo rural e do desemprego nas áreas rurais".