Garanhuns, 30 de julho de 2005
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Especial
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
COLUNAS
 

CORREIO POLÍTICO

Roberto Almeida


MENDONCINHA E ARMANDO

O vice-governador de Pernambuco, Mendonça Filho, e o deputado federal Armando Monteiro, correm na frente na disputa pelo Governo do Estado. Os dois já estão praticamente em campanha, percorrendo várias cidades do Estado e dificilmente deixarão espaço para Sérgio Guerra (PSDB), Inocêncio Oliveira (PMDB) e Eduardo Campos (PSB). O PT, que seria a bola da vez, enrolou-se todo, com a crise política que afeta o partido e o Governo Lula. Pouca gente acredita agora nas chances do ex-ministro Humberto Costa. Pelo andar da carruagem, a direita e o centro estarão unidos com o vice-governador e às oposições não restará outra alternativa do que cerrar fileiras com Armando.


MUDANÇAS

Um olheiro da prefeitura garantiu que as mudanças no secretariado de Luiz Carlos começarão a ser feitas esta semana, pois já foram adiadas demais. Vamos aguardar, pra conferir.


SALÁRIOS ATRASADOS

Funcionário da prefeitura de Paranatama reclama ao colunista do atraso de salários naquele município. Segundo ele os concursados estão há três meses sem ver a cor do dinheiro. Esses são os privilegiados, os que não fizeram concurso não recebem há oito meses, desde que o PT assumiu o poder na cidade vizinha.


ROMPIMENTO

Um ocupante do primeiro escalão do Governo de Luiz acredita que Silvino Andrade poderá romper com o atual prefeito depois da eleição de deputado. Até lá, raciocina esse assessor, o ex será capaz de engolir qualquer sapo, pois precisa do apoio da máquina municipal na disputa eleitoral.


PRESENTE

O presidente Lula pode até ficar marcado nacionalmente, por conta do mensalão e tudo mais que tem aparecido na gestão petista. Agora, aqui em Garanhuns, a marca do seu governo é a Universidade, um verdadeiro presente dado ao município. Caso deixem Lula disputar a reeleição, com certeza ele terá em sua terra natal a maioria absoluta dos votos.


SINAL VERDE

O prefeito de Caetés, Zé da Luz (PT), já deu sinal verde ao seu secretário de Governo e assessor de comunicação, Vando Pontes, para intensificar o trabalho de massificação de seu nome na imprensa de Garanhuns. O petista tanto quer divulgar o trabalho que realiza quanto se prevenir de eventuais ataques da imprensa da capital.


MENDONCINHA

O vice-governador não perde tempo. Embora tenha apoiado Paulo Afonso (PFL) na eleição de São Bento do Una, ano passado, fez questão de prestigiar a 8ª Corrida da Galinha, realizada recentemente. Estava no camarote de padre Aldo acompanhado do prefeito de Belo Jardim, João Mendonça, com aquela calma de sempre.


PEDRO EURICO E CADOCA

Quem também esteve em São Bento, na Festa da Galinha, foi o deputado estadual Pedro Eurico, futuro presidente do PSDB. Está de olho nos votos de São Bento, pois sabe que padre Aldo ainda não tem candidato à Assembléia Legislativa. O deputado federal Cadoca, que nasceu na terra dos Valença, também prestigiou a Corrida da Galinha.


TÁ PIOR

O empresário José Almeida, vice-prefeito de São Bento do Una, não é de falar muito. Mas numa frase só diz tudo. Comentário que ele fez no camarote da prefeitura, durante a festa da galinha, a respeito da administração no vizinho município de Capoeiras: "Tá ainda pior do que da outra vez".


DOBRADINHA

A assessoria do vereador Sivaldo Albino, ao informar que o presidente da Câmara assumiu a direção do PSDB de Garanhuns, dá a entender que os tucanos terão candidatura própria à Assembléia Legislativa aqui no município. Muita gente acredita que esse candidato pode ser o próprio Sivaldo, que faria dobradinha com Silvino Andrade.


TRAIÇÃO, NÃO

O ex-prefeito Bartolomeu Quidute reuniu cerca de 50 pessoas em sua casa para discutir seus rumos na política. Perguntou aos aliados quem o acompanharia no apoio a Izaías Régis. Só dois dos presentes se mostraram dispostos a acompanhá-lo. Os demais preferem ter outro candidato. Mesmo assim dificilmente Bartó deixará de apoiar Izaias, pois não quer ser visto como um traidor.


PESQUISA

Uma pesquisa encomendada por pessoas ligadas ao Palácio Celso Galvão mostrou que o nome de Bartolomeu Quidute é o mais forte, como candidato a deputado estadual. Ficaria à frente de Aurora e Izaías. Mesmo assim, o ex-prefeito não se mostra disposto a ser candidato.


CALÇAMENTOS

Um secretário informou ao colunista que dentro em breve o prefeito Luiz Carlos vai anunciar obras de calçamento em 40 ruas de Garanhuns. Se essa ação se concretizar vai ser um abalo na cidade (no sentido positivo) e irá contribuir para melhorar a imagem de uma administração que até o momento vem sendo considerada muito tímida.