Garanhuns, 30 de julho de 2005
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Especial
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
CIDADE
 

Estrutura da Educação em Garanhuns

Oferecendo educação de qualidade nas 67 escolas municipais, que abrangem praticamente todos os pontos do Município, sendo 23 na sede e mais 44 nas comunidades rurais, o governo Luiz Carlos de Oliveira investe constantemente na valorização e qualificação profissional, em inclusão digital, na formatação de novos projetos, na disponibilidade do transporte escolar, no oferecimento regular da Merenda Escolar e em reformas na estrutura física dos educandários da rede municipal de ensino.

Atualmente a Prefeitura, através da secretaria de Educação, Cultura e Esportes, disponibiliza o ensino fundamental, de 1ª a 4ª série em todos os seus educandários, e mesmo não sendo uma obrigação, ainda oferece a modalidade de ensino de 5ª a 8ª série nas escolas do Sítio Cruz e nos distritos de Iratama, Miracica e Iratama, totalizando cerca de 15 mil alunos matriculados.

No segmento de alfabetização, são desenvolvidos projetos como "Se Liga", "Acelera" e Telecurso 2000, além do Alfabetização Cidadã, que se destina aos jovens e adultos acima de 15 anos e objetiva alfabetizar e motivar esses cidadãos a continuar nos estudos. "Atualmente este projeto contempla cerca de 750 pessoas nos diversos bairros e áreas rurais do Município. Para 2006, pretendemos dobrar a oferta de vagas desses projetos e abranger quase dois mil cidadãos", acrescenta o Prof. José Maria. Ainda nesse segmento e através de parceria com a iniciativa privada, o governo Luiz Carlos viabilizou a implantação de Salas de Leitura em sete escolas municipais. "A intenção do Prefeito é triplicar essa oferta já em 2006 e oferecer essas bibliotecas a novas comunidades", afirma o secretário.

Transporte Escolar - Com o total controle de secretaria de Educação, a prefeitura disponibiliza o serviço de Transporte Escolar a comunidade estudantil de todas as localidades rurais ainda desprovidas de educandários, beneficiando atualmente mais de 1700 alunos.

Merenda Escolar - A merenda escolar servida nas escolas municipais atende a um rigoroso controle de qualidade e atinge todos os padrões prescritos pelo Ministério da Educação, observando os valores nutricionais de cada alimento e sendo disponibilizada com regularidade nas 67 escolas da rede municipal de ensino.