Garanhuns, 16 de julho de 2005
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Especial
  Cultura
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
GERAL
 

São Bento faz Carnaval e Corrida da Galinha

Com o incentivo da prefeitura municipal, de setores da iniciativa privada e da troupe Asas da América, a cidade de São Bento do Una, a 55 km de Garanhuns, realiza de 26 a 31 deste mês a oitava Corrida da Galinha. O evento, criado na administração de Paulo Pereira e suspenso nos últimos anos, será resgatado agora, na gestão de padre Aldo Mariano, que considera a festa importante para os jovens e também para a economia do município. "A Corrida promove diversão e ao mesmo tempo divulga o nosso maior produto, que é a avicultura", explica o prefeito.

Durante os seis dias da festa da Galinha, serão realizadas diversas competições e acontecerá ainda um autêntico Carnaval fora de época. Dentre as atrações anunciadas, estão o trio e banda Asas da América, Turma do Pinguim, Puro Swing, Marreta you Planeta, Axé e Companhia, Almir Roche, Gilberto e Banda, além de uma orquestra de frevo. A cidade já está sendo devidamente preparada para o evento e blocos se organizam para desfilar nos dias de animação.

Visando atrair moradores de municípios vizinhos e outros centros, Pe. Aldo determinou uma ampla divulgação da festa, com a distribuição de folders, colocação de out doors e inserção de comerciais em rádio, inclusive nas cinco principais emissoras de Garanhuns. Conforme o material distribuído pela prefeitura, a 8ª Corrida da Galinha será apresentada por "Galão Bueno, Galo Bilau e Arnaldo César Galo". E teremos, afora as competições, debates, palestras, oficinas e exposições.

PROGRAMAÇÃO - A festa em São Bento do Una, no dia 26, começa com palestras no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, com representantes da Intervet e Purina. Nos dias seguintes acontecem, no CTP, as oficinas de culinária e, na Praça da Matriz, as exposições de aves e implementos agrícolas. A partir da sexta-feira, dia 29, têm início os desfiles e competições envolvendo galos e galinhas. Logo às 5h da manhã desfila o bloco Acorda Galo, acompanhado da orquestra de frevo de Cid. Às 20h sai às ruas o Galo Jegue e desfilam a Banda Puro Swing, trio Chega Mais, bloco Arrocha o Pinto, banda e trio Asas da América, bloco Papa Grão, banda Axé Companhia e trio elétrico Pileque.

No sábado, às 5h, novamente o bloco Acorda o Galo. A partir das 8h da manhã acontecem os treinos oficiais, com divulgação dos classificados na parte da tarde. Às 17h30 desfila o Baby Grão, puxado por Igor e Diego, além do Trio Elétrico Chega Mais. Às 20h desfile do Galo Jegue. Depois tem a Banda Pinguim, trio elétrico Guines, desfile do Papa Grão, Trio Asas da América, banda Bicho do Mato, bloco Arrocha o Pinto, Marreta you Planeta, trio elétrico Pileque e Consciência Negra.

Domingo é o dia das competições. Às 9h tem início o treino dos galos classificados para o "Grid de Largada" e depois acontecem uma série de disputas como a Revoada de Angola, Segura nos Trinta, o Canto do Galo, Coma o seu Frango, Corrida dos Galos, Corrida das Galinas e Penas, Plumas e Paetês. Tudo isso só termina por volta das 16h, quando serão entregues os prêmios e os campeões desfilarão em carro aberto, com batedores, pelo centro da cidade. À noite o centro urbano será ocupado outra vez pelos blocos, bandas e aí o carnaval só termina na manhã da segunda-feira, já no mês de agosto.