Garanhuns, 16 de julho de 2005
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Especial
  Cultura
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
CIDADE
 

Alceu lava o peito da imprensa local

O pernambucano Alceu Valença fez um dos melhores shows do Festival de Inverno deste ano. Cantando para um público estimado em 50 mil pessoas, o artista fez uma apresentação considerada "eletrizante", defilando num estilo pop/rock antigos e recentes sucessos de sua carreira. Ele agradou tanto que teve de voltar ao palco três vezes, a pedido do público, depois de encerrado o show.

Além de ter brilhado no palco, agradando crítica e público, Alceu ainda "lavou o peito" da imprensa local ao fazer uma defesa veemente do forró, de Luiz Gonzaga e da cultura nordestina. O cantor criticou abertamente os falsos grupos de forró, tipo Saia Rodada, que ao seu ver descaracterizam a música de Pernambuco e região. "A culpa é dos prefeitos e dos empresários, aqueles que ganham dinheiro com isso", acusou o artista, classificando como "fuleragem", o trabalho das bandas de forró estilizado. "O que eles fazem mesmo é música brega e eu posso dizer essas coisas porque não preciso disso", arrematou, recebendo os aplausos do público.

Desde o anúncio da programação do Festival de Inverno, setores da imprensa de Garanhuns contestaram a inclusão de alguns grupos musicais na grade da Esplanada Guadalajara. O radialista Jonas Lira, da Sete Colinas, disse que os organizadores estavam desrespeitando a população por descaracterizarem o evento. O editor do Correio e Jornal da Sete, Roberto Almeida, bateu na mesma linha. No show da segunda-feira, da banda Saia Rodada, o vocalista Raí chegou a pedir uma vaia para quem criticava a inclusão de "grupos de forró" no FIG. A polêmica fechou com Alceu, na segunda sexta-feira do evento, que na prática endossou os que defendem um festival de caráter cultural, onde seja exigido um padrão mínimo de qualidade dos artistas. "É uma safadeza só em todo o país e isso tem de acabar", alfinetou ainda o artista de São Bento do Una.