Garanhuns, 2 de julho de 2005
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
CIDADE
 

Sesc promove exposição de Massillon Falcão

No próximo dia nove, às 15h, na Galeria de Artes do Sesc Garanhuns, o fotógrafo Massilon Falcão abre a mostra "Nu Tempo" com exposição de fotografias, máquinas fotográficas, filmadores e projetores. O objetivo da retrospectiva, segundo a direção do Serviço Social do Comércio, é oferecer bens culturais ao público visitante, durante a realização do Festival de Inverno do município, nesta 15ª edição do evento.

O Sesc pretende ainda, com essa exposição de Massillon, propagar o passado da fotografia, através dos materiais do colecionador, mostrando máquinas que contam a história dos fotógrafos locais; desde a máquina de fole, passando pela câmeras binoculares e de bolso. "Queremos aprofundar a sensibilidade estética, valorizando o ato de fotografar e a satisfação pessoal. É necessário comparar o conteúdo histórico dessa arte com as mudanças realizadas nos últimos anos para compreender sua importância", explicam os organizadores da mostra.

HISTÓRIA - Desde bem jovem Massillon Falcão tem dedicado sua vida à fotografia. Juntou ao longo dos anos um acervo valioso, que merece ser visto pelos garanhuenses e visitantes que estarão na cidade nos dias do Festival de Inverno. As fotografias coloridas e preto e branco do artista trazem um olhar pessoal sobre a terra das sete colinas, nas últimas décadas, que ele soube transferir de forma competente para o clique.

A exposição apresenta no andar térreo da Galeria de Artes do Sesc máquinas fotográficas, projetores, filmadoras e fotografias. No primeiro pavimento estarão expostos mais fotografias, uma câmera escura, um diorama de um laboratório fotográfico caseiro, tendo o próprio artista como modelo, e sala de projeções de filmes de autoria de Massillon. "O diálogo da exposição com o público se faz através de suportes dos mais comuns, como por exemplo material reciclado, deixando que o visitante reconheça a simplicidade utilizada", afirma Lilian Ferreira, do Serviço Social do Comércio.

Além dessa exposição, no período do FIG, o Sesc promove eventos alternativos como a Farra dos Ferreira, no sábado dia 9, a partir das 10h, na Avenida Thompson. Será um encontro de cultura popular, com participação de Paulo Ferreira, integrante do grupo musical A Massa e do Camaleão Quântico. No dia 16 de julho, a partir das 13h, acontece o Boiãos, Blues Rock Festival, em frente ao Boião Bar. Também está prevista durante o festival, com o apoio do Serviço Social do Comércio, a apresentação do Boi da Macuca.