Garanhuns, 2 de julho de 2005
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
CIDADE
 

Luiz Carlos cria o prêmio "Anum de Ouro"

O prefeito Luiz Carlos enviou à Câmara Municipal um projeto de lei criando o prêmio "Anum de Ouro", que será entregue pela primeira vez este ano, na abertura do 15º Festival de Inverno, numa solenidade marcada para a sede da CDL local. Nesta primeira edição da comenda, 15 personalidades que contribuíram com a realização do FIG desde o seu início devem ser homenageadas, incluindo ex-prefeitos, ex-governadores, ex-secretários municipais, educadores e empresários da cidade.

A proposta do Governo Municipal já foi enviada ao Legislativo, tendo sido aprovada pelos parlamentares, que viram no "Anum de Ouro" mais um incremento ao Festival de Inverno. Neste primeiro ano, serão 15 os homenageados, mas a partir dos próximo anos apenas uma personalidade deve receber o prêmio por vez. Este constará de uma escultura de bronze representando o "pássaro anum", símbolo de Garanhuns. Até o fechamento desta edição, o prefeito ainda não tinha anunciado os nomes dos contemplados com a estatueta, porém se especulava que deveriam ser lembrados os ex-prefeitos Silvino Andrade e Ivo Amaral, este último o criador do FIG, os ex-governadores Joaquim Francisco e Miguel Arraes, o arquiteto Marcílio Maia, e os ex-presidentes da Fundarpe Rubem Valença, Raimundo Carrero, Carlos Garcia, além do atual dirigente daquela Fundação, Bruno Lisboa.

Ainda segundo o projeto de Luiz Carlos, os agraciados com o "Anum de Ouro" serão escolhidos por uma comissão criada pelo Poder Executivo, através de decreto. Este ato do prefeito irá instituir também o regulamento do prêmio, disciplinar as despesas da entrega das comendas, incluídas no Orçamento municipal, definindo ainda os outros aspectos a serem considerados em relação à premiação. No parecer dos vereadores sobre o projeto de lei, é reconhecido o mérito cultural do "Anum de Ouro", tida como uma das boas novidades desse festival.

Na criação do projeto, a prefeitura de Garanhuns teve a assessoria do jornalista, advogado e cerimonialista Marcílio Reinaux. Este, idealizador do Festival de Inverno criado por Ivo Amaral, estará na cidade, na abertura do FIG, participando da solenidade de entrega do prêmio Anum de Ouro.