Garanhuns, 4 de junho de 2005
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Cultura
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
GERAL
 

São João bate recorde na aração de terras

Conhecido como um dos maiores produtores de grãos do Agreste Meridional, o município de São João (12 km de Garanhuns) este ano bateu recorde em aração de terras na região. Conforme o secretário de Agricultura, Carlos Alberto Vilela Barbosa, foram 3.000 hectares de terras aradas e mais de duas mil pessoas beneficiadas. "Podemos assegurar que nunca foi feito um programa desse porte no município", afirmou o secretário.

Carlos Alberto disse que o prefeito Pedro Barbosa colocou 14 tratores à disposição das comunidades, três do próprio município e 11 que foram alugados, conseguindo assim trabalhar o maior número de terras possível. "Agora o que esperamos é uma boa safra, de 15 a 20 sacas por hectare, o que daria 900 a 1.200 kg em grãos", espera o titular da pasta de Agricultura.

São João tem atualmente cerca de 23 mil habitantes, mais da metade deles vivendo na zona rural. A área do município cultivada para o plantio de feijão, milho e outras culturas chega a 8 mil hectares. Com esse apoio que foi dado pela prefeitura e financiamento do Banco do Brasil e do Banco do Nordeste os agricultores investem o que podem, convencidos de que com um bom inverno será possível obter bons lucros.

Na avaliação do secretário Carlos Alberto esse interesse do prefeito Paulo Barbosa em fortalecer a agricultura é que o setor primário contribui muito com o desenvolvimento do município. "Na campanha Paulo disse que iria dar mais apoio aos agricultores e esse compromisso está sendo cumprido", garante o secretário.