Garanhuns, 4 de junho de 2005
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Cultura
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
COLUNAS
 

CORREIO POLÍTICO

Roberto Almeida


E AGORA, LULA?

Lula se elegeu por um partido de esquerda e em nome da governabilidade foi cada vez mais se aliando à direita. O PP de Paulo Maluf e Severino Cavalcanti, o PTB de Roberto Jefferson, o PL da Igreja Universal e a banda podre do PMDB passaram a ser os aliados preferenciais. Partidos que teriam mais identidade com o PT, como o PDT e o PPS, se afastaram do Governo. Mais recentemente o PV também abandonou a nau governista. Restam o PSB e o PC do B, que têm menor expressão. Mesmo nessas legendas, no entanto, e no próprio Partido dos Trabalhadores, existem problemas. E aí surgem essas denúncias de corrupção nos Correios, que de uma forma ou de outra chamuscam a imagem do presidente da República. E Lula só tem um ano e meio de governo, sem conseguir atender as expectativas que foram geradas com sua eleição. Hoje ainda é favorito para se reeleger, mas em 2006, quando as campanhas estiveram nas ruas ainda estará tão forte assim? É esperar pra ver, torcendo para que as coisas melhorem e que o petista consiga superar as dificuldades atuais.


RECONHECIMENTO

Depois de prestigiar os lançamentos dos livros de João Marques e deste colunista, o prefeito Luiz Carlos deixou claro seu apreço a quem produz cultura em Garanhuns. "Os autores precisam ser valorizados e, mais do que isso, reconhecidos", disse Luiz ao expressar seu apoio aos escritores da terra.


APOIO I

Izaías Régis deve ser apoiado em Capoeiras, no próximo ano, pelo vereador Edgar Rodrigues e por seu irmão Nilson, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Mas Dudu e Fátima Vieira devem ficar com Carlos Batata, que tentará voltar à Assembléia Legislativa do Estado pelo PFL ou PP.


APOIO II

Os prefeitos de Angelim, Samuel Salgado, de Saloá, Zé do Leite, e de Brejão, Joseraldo, estão fechados com Izaías Régis. Só nesses três municípios o deputado petebista deve abocanhar cerca de oito mil votos.


CEAGA

A deputada Aurora Cristina tem tido um bom desempenho como parlamentar na Assembléia Legislativa do Estado e feito várias reivindicações importantes para o município de Garanhuns. Agora, não deu pra entender o seu pedido ao Governo do Estado, no sentido de ajudar na recuperação da Ceaga local. Ora, a Central de Abastecimento é do município e cabe a prefeitura fazer a reforma necessária. Além disso se Silvino foi prefeito oito anos. Por que não conseguiu a recuperação da Ceaga?


RECURSOS

Os recursos do município são curtos e talvez não sejam suficientes para a recuperação da Ceaga. Mas o estado também não tem dinheiro sobrando. Tanto que nunca recuperou o prédio do Bom Pastor, não construiu até hoje uma sede para o 9º Batalhão, as reformas nas escolas locais se arrastam há anos e as delegacias vivem caindo aos pedaços. Daí ser difícil acreditar que o Governo Jarbas disponha do dinheiro necessário à reforma da Central de Abastecimento de Garanhuns.


ENERGIA

O ex-prefeito de Capoeiras, Zezinho Borrego, informa à coluna que dias atrás a Celpe cortou a luz dos principais prédios públicos do município vizinho. Segundo Zezinho, a suspensão de energia aconteceu por falta de pagamento da prefeitura à Companhia Energética de Pernambuco. No Jornal Marano, Nenen admitiu o problema e disse que o débito com a Celpe foi herdado dos seus antecessores.


GALO DE BRIGA

Zezinho, que ajudou Nenen a chegar ao poder em Capoeiras, se confessa completamente decepcionado com sua cria. O ex-prefeito diz que a prefeitura não executa uma obra na cidade ou zona rural, atrasa seus compromissos com fornecedores, mas, recentemente, "o secretário de Finanças do Município, que é irmão do prefeito, pagou mais de R$ 2 mil por um galo de briga".


FESTA JUNINA

Garanhuns, se não vai promover uma festa junina de porte, como Caruaru, ou mesmo São João, Lajedo, Bom Conselho e Caetés, terá pelo menos Gláucio Costa cantando seus novos sucessos, durante o Santo Antônio, no centro da cidade. Outra atração anunciada pela prefeitura é o Saia Rodada, que deixou lembranças da campanha política.


ARROGÂNCIA

A informação dada em primeira mão neste jornal, de que Nenen poderia disputar a prefeitura de Jucati, foi confirmada pelo próprio prefeito no Jornal Marano. Ele disse que pretende se candidatar em Jucati para "acabar com a arrogância de Gerson".


ARGENTINA

O prefeito de São Bento do Una, padre Aldo, está na Argentina, participando de um encontro sobre política. De Pernambuco, apenas 20 pessoas (da região do Agreste Meridional apenas o religioso) participam da reunião no país vizinho. Com a viagem de Pe. Aldo, o vice-prefeito José Almeida assumiu o cargo interinamente.


LANÇAMENTO

Embora não tenha tido o mesmo público de eventos semelhantes, realizados no Sesc Garanhuns, foi muito bom o lançamento do livro "As Desventuras de Raulzito na Terra das Sete Colinas". Um público de qualidade compareceu, com destaque para as presenças dos prefeitos Luiz Carlos e Samuel Salgado, deputado Izaías Régis, vereador Sivaldo Albino, delegado Jorge Cordeiro, Dra. Goretti, Gersinho, Ulisses Pinto, professora Maria Almeida, ex-prefeito Zezinho, colunista Kitty Lopes, a bela Renata Amaral, o presidente da Academia de Letras, João Marques, Dorvalina Maciel (Saga), professor José Carlos (diretor da Faga), Celina (esposa de Dudu), Glácio e Inês Dória, Jesus Campelo, Carlos Janduy, Ronaldo César e Sonita, Graça Carneiro (Sesc), Edycarlos, Thiago Correia e os principais secretários municipais. O ex-prefeito Silvino Andrade e a deputada Aurora Cristina, não puderam comparecer, mas enviaram telegramas parabenizando o autor.