Garanhuns, 4 de junho de 2005
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Cultura
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
COLUNAS
 

COLUNA DE ULISSES

Ulisses Pinto


NOVO LIVRO - Ocorreu com muito brilhantismo, pelas 20h do dia 25 do mês passado, na sede da FAGA (Heliópolis), nesta cidade, mais um lançamento de livro pelo inteligente jornalista e escritor Roberto Almeida, o qual é formado Universidade Católica e diretor do "Correio Sete Colinas".

A Mesa dos trabalhos, ficou assim constituída: prefeito Luiz Carlos, deputado Izaías Régis, jornalista Roberto Almeida, prefeito de Angelim, Samuel Salgado, professor e diretor da
FAGA, José Maria Leitão, e o escritor João Marques, presidente da Academia de Letras de Garanhuns.

Discursaram João Marques, Dorvalina Maciel, da SAGA, deputado Izaías Régis, o prefeito Luiz Carlos e finalmente, Roberto Almeida, também poeta.

Todos os oradores elogiaram o colega de jornal, natural de Capoeiras, tendo este, em vibrante palavras, tecendo pormenores do seu livro de crônicas intitulado "As Desventuras de Raulzito na Terra das Sete Colinas", todas elas com assuntos sobre figuras desta cidade, principalmente de políticos. "Raulzito" é uma criação do mesmo Roberto que foram inseridas neste jornal, contando alguns textos inéditos da obra. O prefaciador foi do ilustrado amigo Ronaldo César, eficiente colaborador do "Correio Sete Colinas".

Os oradores enalteceram a figura simples de Roberto Almeida, autor também das obras "Um Repórter na cidade das Flores" e "Na Terra do Presidente", que tem o prefácio desse gigante de Pernambuco, Dr. Josias Silva de Albuquerque, presidente do Fecomercio, Senac e do nosso querido SESC, que nesta cidade é a vanguardeira de primeira linha, Graça Carneiro.

O diretor deste veículo, Roberto Almeida, elogiou e muito a Gráfica Primeira Mão, do parente amigo Roberto Gueiros e que tem como esposa a grande artista pintora plástica Socorrinho Gueiros, um par que eleva a grandeza de nossa Garanhuns.

Depois dos discursos, acontece a costumeira noite dos autógrafos, onde foram vendidos perto de 100 exemplares.

A nossa reportagem, anotou entre outros vultos presentes, a professora Maria Almeida, prof. Carlos Janduy, Kitty Lopes, diretora da nova revista Classe A, já no 5º número, Ricardo Dias e Gilson Santos que representaram a rádio Monte Sinai, jornalista Almy Alves, secretário de Ed. do município, Renata Amaral, setor comunicativo da prefeitura local, José Gundes, diretoriano do PV, profª Girlane Santana, Josália Pimentel, cronista social, Givaldo Calado e Emília Valença Calado, proprietários do "Garanhuns Palace Hotel", José Soares de Almeida, ex-prefeito de Capoeiras, Graça Carneiro, a "mola mestra do SESC" local, Dr. João Guido, do quadro do secretariado municipal, Jesus Campelo e sua Íris, casal que eleva a nossa cidade, radialista Luciano Andrade, que comandou o evento, prof. Jurandir Tenório, também cantor de música clássicas, prof. Ismael Tenório, da FAGA, Fernando Luna, empresário, vice prefeito Almir Penaforte, Jorge Cordeiro da Silva, Delegado de Polícia de Angelim e sua esposa Marly de Lima Cordeiro, Dorvalina Maciel, vice presidente da SAGA (Sociedade dos Artistas de Garanhuns), Marcos Régis, Secretário de Comunicação deste município, Wanderley Pereira, prof. e Assistente de Comunicação da FAGA, vereador Sivaldo Albino, presidente do Poder Legislativo de Garanhuns, dra. Goretti Vieira, Diretora do Presídio Feminino desta cidade, radialista Thiago Correia da Marano e o sr. Gerson Souza (Gersinho), ouvidor deste município.


HONRARIAS - No dia 19 de maio último, a Câmara de Garanhuns sob a presidência do vereador Sivaldo Albino, entregou títulos de Cidadania Honorária ao tenente do Exército Antônio Cândido de Souza, ex-chefe do Serviço Militar desta terra, a profª. Maria Almeida da Rocha, Diretora do Colégio Santa Joana D`Arc, que completou 20 anos de fundação.

Na ocasião fizemos entrega de um quadro a dois vidros onde escrevemos ao lado de sua foto colorida, palavras sobre sua grande figura nos meios educacionais de Garanhuns. Ocorreram também, ofertas ao sr. Auricélio Batista César e ao 2º sargento da PM (9º BPM), Cleodon de Melo Gomes. O colégio 15 de novembro, foi contemplado com a medalha Luiz Souto Dourado e o policial militar recebeu a medalha Cabo Cobrinha, honraria dada a militares dessa referida corporação.


DEPUTADA AURORA - Pediu através da Assembléia Legislativa, a mudança da sede do 9º BPM) sediado no antigo Hotel Monte Sinai), para outro local, pelo Governo do Estado, em face do que preceitua a Constituição do Estado (disposições transitórias), conforme desejos desta comunidade há anos.


RÁDIO ESCOLA - Graças aos esforços dos deputados Armando Monteiro Neto e Izaías Régis (federal e estadual), foram inauguradas na noite do dia 20 de maio, no Centro de Artes Armando Monteiro, a Rádio Escola, Sala de Artes Plásticas e Escola de Informática e Inclusão Digital.

Diversos oradores falaram sobre o assunto, incluindo os parlamentares iludidos e o dr. Corte Real, procedentes do Recife.

Foi uma inauguração de muito brilhantismo e com centenas de pessoas.

Esperamos que não apareçam o "pai da matéria" a respeito da nota acima como é de costume dos políticos.