Garanhuns, 21 de maio de 2005
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
POLÍTICA
 

Repercute audiência de Luiz com o presidente Lula

Conseguir uma audiência com o presidente Lula não é tarefa das mais fáceis, por conta da agenda pesada do chefe de estado brasileiro. Mas graças ao prestígio de Garanhuns, em Brasília, e com a intermediação até de familiares de Luiz Inácio Lula da Silva, o prefeito Luiz Carlos foi recebido em audiência, no Palácio do Planto, e pôde conversar durante quase meia hora com o presidente da República. O encontro, realizado no início do mês, foi o primeiro entre o filho ilustre e o dirigente da terra das sete colinas.

Durante a audiência, Luiz Carlos relatou a Lula quais são hoje os principais problemas do município e da região do Agreste Meridional. O prefeito aproveitou a conversa para solicitar investimentos nas mais diversas áreas da administração municipal, sobretudo na saúde, educação, geração de emprego e renda e na melhoria do sistema de abastecimento d´água. "Fomos recebidos por um presidente determinado a mudar a realidade do Nordeste!. Para a nossa região, especificamente, Lula nos orientou a encaminhar os pleitos apresentados diretamente ao seu gabinete ou através do deputado Fernando Ferro. Já estamos providenciando esses projetos para que sejam viabilizados, contemplando toda a região", disse Luiz Carlos.

Ainda durante a audiência, o governante agradeceu a implantação do campus avançado da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e reivindicou a implantação de uma Escola Técnica na cidade. "Além de agradecer a vinda dos cursos da UFRPE, também solicitei que disponibilizasse para Garanhuns uma Escola Técnica, haja vista a existência de um projeto do deputado federal José Chaves (PTB), a quem entrarei em contato a fim de que possa autorizar-me a enviar esse projeto ao Presidente da República", salientou Luiz Carlos, que ainda em Brasília, manteve contato com o ministro da Saúde, Humberto Costa, que se mostrou disposto a colaborar com o Município dentro do ministério.

O prefeito justificou a urgência na marcação da audiência e fez uma avaliação positiva do encontro com o presidente Lula. "Era um desejo nosso levar um grupo de empresários de Garanhuns, juntamente com o Bispo Dom Irineu e outras autoridades, mas tendo em vista o contato ter sido marcado muito em cima, não foi possível levar a comitiva (...); foi uma audiência muito proveitosa. Saímos muitíssimo satisfeitos, pois só o fato de termos sido recebido e de podermos apresentar as nossas solicitações já foi gratificante", afirmou Luiz Carlos.

INVESTIMENTOS - E o prefeito Luiz Carlos segue encaminhando projetos aos Ministérios do Governo, visando carrear recursos para investimentos na área do turismo.

Durante o último mês de abril, o prefeito encaminhou um Plano de Trabalho ao ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, solicitando recursos na ordem de R$ 1.350.000,00, que serão investidos na implantação da infra-estrutura turística para o Museu do "Negro Ilustre". A solicitação é fruto de emenda orçamentária apresentada pelo deputado federal José Chaves (PTB) e os recursos para viabilidade da obra têm previsão de liberação de aproximadamente 120 dias.