Garanhuns, 21 de maio de 2005
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
OPINIÃO
 

O que dizem as flores

Leila Neves Wanderley


Quando levamos flores para casa, estamos levando não só beleza, mas também harmonia e equilíbrio.

Cada um dos seres que aqui habita é único e maravilhoso. A água, a terra os minerais, o ar e nós, humanos. Cada qual com seus danos e virtudes, limites e dificuldades. Porém as flores em especial têm a capacidade de interagir com as alegrias, tristezas, esperanças e frustrações por meio de linguagem própria. Todas elas têm o seu recado para dar: tranquilidade, prazer, energia ou simplesmente beleza. E para isso podem ser utilizar não só das cores, como também das formas e dos perfumes que exalam.

Certamente você já ouviu dizer que chá de camomila pode acalmar, e que o suco do maracujá ativaria o sono, ao contrário do que dizem a respeito do guaraná. Pois saiba que as flores também são providas de alguns poderes particulares.

Estudiosos da terapia floral afirmaram que a calêndula faria com que pessoas agitadas e que sentem muita necessidade de falar, parem para pensar e principalmente para escutar um pouquinho. Agora, se o caso for exatamente o contrário, alguém sonolento, que se desanima facilmente e que só enxerga o lado "negro" das coisas, só mesmo energizantes como o amarílis e o amor-perfeito para trazer essa pessoa de volta ao equilíbrio.

Já o crisântemo, teria o poder de conrolar as emoções dos que se irritam ou deprimem facilmente.

O lírio, tem a sua própria história. Segundo a mitologia grega, quando a deusa Hera amamentava seu filho Hércules, algumas gotas de leite foram derramadas no céu, formando a vialáctea, e outras caíram na terra e transformaram-se em flores que hoje conhecemos como lírios. Graças a lenda, esta planta é muito relacionada à pureza. E por isso suas propriedades energéticas são capazes de harmonizar o sentimento de carência afetiva que algumas pessoas sentem por parte dos pais.

Outra planta interessante é o Jasmim. Por ser a maioria de sua espécie trepadeira esta planta cresce em direção ao céu, transmitindo essa característica (vontade de alçar vôo) a pessoas que não se encontram muito produtivas. Além do mais, ela incitaria as pessoas a liberarem toda criatividade armazenada, e que não está sendo usada, com o mesmo vigor com que exala o seu perfume.

E para quem enfrenta dificuldades de relacionamento, por ser excessivamente sério uma pitada de humor não seria nada mau, sendo assim nenhuma outra planta surtiria tanto efeito quanto a rosa.

Agora que você conhece o significado de algumas flores, mesmo que seja só para colocá-las no vaso, tenha em mente que, cada uma delas pode lhe transmitir uma sensação diferente.