Garanhuns, 21 de maio de 2005
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
COLUNAS
 

CORREIO POLÍTICO

Roberto Almeida


OS 21 ANOS DA SETE

A Rádio Sete Colinas completou no dia 12 de maio 21 anos de existência. A emissora é pioneira em freqüência modulada, na cidade e no interior de Pernambuco e tem uma das melhores programações de rádio do Brasil. Programas como o Travessia, o 100,5, o Balcão de Bodega, o Point 100,5 e os jornais da Sete 1ª e 2ª edição são motivo de orgulho e poderiam estar no ar em qualquer emissora de uma grande cidade. De parabéns Ivo e Edjenalva Amaral, Jonas Lira, Luciana, Cláudia, Lúcio, EdyCarlos, Rocir, Luciano, Lenildo, Carlinhos, Araken, Maria e todos que fazem a Sete Colinas.


É FERRO

O prefeito Luiz Carlos é do PMDB, aliado de Silvino, de Jarbas e do senador tucano Sérgio Guerra. Mas esteve em Brasília, com Lula, numa audiência marcada pelos familiares do presidente. E chegou na cidade admitindo que vai atender o pedido do líder petista, de fazer as solicitações de Garanhuns através do deputado Fernando Ferro.


DESCONHECIDO

Apesar de sua passagem por empresas importantes da iniciativa privada e de ser advogado, o novo secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, Josué Ferreira, é um desconhecido em Garanhuns. O próprio deputado estadual Izaís Régis admitiu que nunca tinha ouvido falar do homem. Terminou se creditando mais por ter sido indicado pelo PT e por ser cunhado de Fernando Ferro.


DESCONHECIDO II

O próprio presidente do PT de Garanhuns, Méviton Araújo, não conhecia o indicado pelo partido para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O colunista estava ao lado do dirigente petista, na prefeitura, quando Josué Ferreira chegou e teve de se apresentar a Méviton, que ficou com cara de bobo.


FILÓSOFO

O novo secretário de Educação do município, professor José Maria Leitão, pode até não se sair bem no cargo, mas pelo menos sabe discursar. Quando terminou seu pronunciamento, logo após a posse, um colega seu da FAGA ironizou: "o homem é filosófo mesmo". Vamos ver se sabe administrar e descascar abacaxis.


NUNCA MAIS

Entrevistado no Jornal da Sete 2ª Edição, o vereador Aldemiro Aquino (PTB) defendeu abertamente a candidatura de Bartolomeu Quidute a deputado estadual, em 2006. Ele disse que precisamos de um "candidato com a cara de Garanhuns" e afirmou que "Izaías não tem essa cara". Aldemiro lembrou que votou no "Iza" na eleição passada, porém deixou claro que não pretende fazer isso nunca mais.


OS OUTROS

Além de Aldemiro, lutam para que Bartolomeu saia candidato alguns nomes de peso, que estiveram envolvidos na campanha passada do ex-prefeito: Dr. Alcindo Menezes, Alfredo de Góis e Audálio Ramos.


COMPROMISSOS

Pessoalmente, Izaías Régis não acredita na candidatura de Bartolomeu Quidute à Assembléia Legislativa. E lembra que honrou todos os comprimissos com seu aliado, esperando no próximo ano ter o apoio dele novamente.


PERTO DO PT


Bartolomeu não confirma ainda sua candidatura, mas já admite que está muito perto do PT. O ministro da Saúde, Humberto Costa, avaliza sua entrada no partido, assim como Pedro Eugênio, do BNDES, que é candidato a deputado federal.


COMUNICAÇÃO?

Um funcionário da própria prefeitura disse à coluna o seguinte: existem pessoas na Secretaria de Comunicação que vivem convencendo Luiz Carlos a não investir em comunicação. Não é à toa que a imagem do prefeito precisa melhorar. Caso esses assessores fossem trabalhar no Estado, Jarbas Vasconcelos demitiria Antônio Lavareda. Agora, se os gênios chegarem a Brasília, Lula dispensa Duda Mendonça na hora.


EVOLUÇÃO

Dos secretários do prefeito Luiz Carlos, o que mais evoluiu até agora, ao que tudo indica, é o titular da pasta de Turismo, Júlio César. Ele está cada vez mais desembaraçado, o que dá pra notar até mesmo pelas suas entrevistas nas emissoras de rádio.


OUVIDOR

Quem também está se saindo bem no cargo é o ouvidor geral do município, Gersinho, que atende bem a todos, tem jogo de cintura e parece entender de política mais do que a maioria dos seus companheiros de equipe. Se controlar o comportamento esqüentado tem futuro.


MUDANÇA

Samuel Salgado (PT), prefeito de Angelim, já avisou aos seus correligionários que vai fazer mudanças em sua equipe de Governo. Chovem reclamações sobre o trabalho desenvolvido no setor de saúde e é nessa área que o "companheiro" deve dar uma mexida.


O CANDIDATO

Dá pra ver claramente pelo noticiário da capital que Mendonça Filho é o candidato de Jarbas a sua sucessão. A propaganda se intensifica em cima do vice e este já foi colocado "debaixo do braço" do governador, participando de atos pelo interior, como aconteceu no Festival do Jeans, em Toritama. Resta saber agora o caminho de Sérgio Guerra e se as oposições vão conseguir se unir.