Garanhuns, 21 de maio de 2005
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
CIDADE
 

Governo Lula quer investir na cultura de Garanhuns

A representante do Ministério da Cultura no Nordeste, Tarciana Portela, esteve em Garanhuns, no final da primeira quinzena de maio, discutindo com artistas e intelectuais da cidade a elaboração de um projeto cultural no município. A intenção é aproveitar a oportunidade histórica de ter um presidente da República nascido nessa região e conseguir apoio para um programa capaz de reforçar o potencial existente no Agreste Meridional, no campo da literatura, da música, do teatro, das artes plásticas, do artesanato, dos reisados e outras manifestações populares.

Tarciana explicou que a proposta será construída a partir das idéias dos próprios moradores de Garanhuns e do Agreste, que conhecem sua realidade e vão sugerir os pontos de cultura a ser criados na cidade e região. Ela reconhece um forte potencial artístico na Suíça Pernambucana e demonstrou estar por dentro dos principais valores locais no campo do teatro, da música, da literatura e da cultura popular. "Existem poucos recursos para se investir em cultura no país, mas se usarmos a criatividade poderemos fazer muita coisa", defendeu a representante do Ministério.

A reunião, realizada na sede do Sebrae local, durou cerca de duas horas e animou os produtores culturais da cidade. No final, ficou marcado um novo encontro, na próxima sexta-feira, no Centro Cultural, quando começarão a ser apresentadas as idéias e sugestões que possibilitarão a elaboração do projeto solicitado pela representante do Ministério da Cultura no Nordeste.

Estavam presentes à primeira reunião, com participação de Tarciana Portela, a coordenadora de oficinas do Festival de Inverno, Teresa Amaral, que representou a Fundarpe; o escritor Nivaldo Tenório e Dorvalina Maciel (SAGA); o diretor de cultura do município, João Marques; o responsável pelo Museu de Cultura Latino-Americana, professor Josevaldo Araújo; o animador cultural Zé de Oliveira (do Boi da Macuca); a representante da Secretaria de Turismo do Município, Rose Marçal; o editor do Correio Sete Colinas, Roberto Almeida, além de representantes do Sebrae Garanhuns.