Garanhuns, 7 de maio de 2005
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
COLUNAS
 

CORREIOS DOS BICHOS

Bruno Neves Wanderley


Ferrets simpáticos e brincalhões

Este bichinho curioso que adora brincar, conhecido também como furão é hoje um dos animais domésticos mais procurados nas grandes cidades. O Marshall Ferret é muito dócil e é resultado de anos de cruzamentos selecionados realizados na fazenda de criação Marshall nos E.U.A. É um animal ideal para espaços pequenos, pois além de poder ser mantido em gaiola boa parte do dia, dificilmente emite ruídos. Pode ser treinado para fazer suas necessidades em bandeja sanitária própria.

Por se tratar de um animal bastante curioso, é aconselhável que não se deixe o ferret solto sem alguém por perto, pois ele vai inspecionar todos os cantos e buracos da casa o que pode provocar acidentes. O melhor é que ele tenha um lugar onde fique longe de encrencas. Existem gaiolas apropriadas para eles com um espaço pequeno entre as grades para que ele não prenda o pescoço nos vãos.

Eles são carnívoros e não roedores, sua comida deve ficar a disposição o dia inteiro, bem como água fresca, pois eles precisam comer várias vezes ao dia. A alimentação deve ser feita com rações apropriadas já que, por serem carnívoros, necessitam de muita proteína, algo que não se encontra nem em ração de gato. Outros alimentos devem ser evitados, já que frutas, doces, fibras e outros podem prejudicar o funcionamento do seu intestino, causando diarréia e gastrites. Na gaiola colocamos uma rede ou um tubo para ele se esconder, um bebedouro automático, um comedouro e uma vasilha sanitária para ele fazer suas necessidades.

O Marshall Ferret é importado legalmente com permissão do IBAMA e pode ser identificado através do seu número que consta no microchip implantado sob a pele e pela presença de dois pontos azuis tatuados na orelha direita que significam que o animal foi castrado e teve as glândulas adanais retiradas.

Os machos têm um peso que varia de 1 a 2 kg. As fêmeas são menores e pesam de 600g a 950 gramas.

São animais que enxergam bem em preto e branco e tonalidades do cinza, sendo que podem distinguir cores que não são muito próximas. Assim como o seu parente, o cão possui um olfato muito apurado. Os Ferrets são monoéstricos estacionais e apresentam 1 cio por ano, sua expectativa de vida varia em torno de 7 a 9 anos.

Os banhos devem ser dados com sabonetes neutros, podendo ou não conter hidratantes. Evite qualquer tipo de produto que reduza a oleosidade da pele do ferret, pois esta tem um papel importante na sua proteção.


Serviços Veterinários.
Dr. Bruno Neves Wanderley CRMV 2516-PE, atende diariamente na Clínica Veterinária AnimalPet das 8:30 às 20:30
Ligue: (87) 3763.0777