Garanhuns, 7 de maio de 2005
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
CIDADE
 

Garanhuns terá implantação de cinema
Empreendimento está previsto para funcionar em Julho

Os amantes da Sétima Arte em Garanhuns já podem comemorar. Depois de um longo período sem cinemas na cidade, a população poderá contar, dentro em breve, com duas salas de projeção. Trata-se do Cine Eldorado 1 e 2, um empreendimento da PMC Cinemas, empresa recifense que tem previsão de se instalar na cidade no próximo mês de julho.

"Nós vamos trazer para Garanhuns o que há de mais moderno em termos de cinema", adianta Paulo Menelau, um dos sócios proprietários da PMC Cinemas. Segundo ele a empresa irá utilizar telas de 35 milímetros, com som dolbi 5.1, sistema que permite aos expectadores ter a impressão de participar estar dentro do filme, com efeitos de grave e som vindo de várias direções. "Teremos, inclusive, em determinados filmes, um efeito bastante interessante, com as cadeiras tremendo, simulando cenas da projeção, além da possibilidade de exibir o filme simultaneamente nas duas salas, através do sistema multiplex", complementa Menelau.

As duas salas serão instaladas no local onde funcionou o antigo Cinema Eldorado, um dos mais tradicionais de Garanhuns, assim como os antigos Glória, Veneza e Jardim. Localizado nas imediações do Pólo Heliópolis, o complexo representará um investimento ousado, orçado em mais de 600 mil reais, podendo chegar até 800 mil, dependendo do material a ser utilizado na obra. Os cinemas dois terão capacidade para 415 pessoas sentadas, sendo, inclusive, dotado de espaços para deficientes físicos.

De acordo com informações de Cristina Menelau, sócia do empreendimento, a implantação do complexo Eldorado trará mais cultura para a cidade, que já tem um potencial muito grande neste segmento, além de ser importante economicamente. "O cinema é um grande escape, com segurança, onde o jovem pode ir e ter os seus momentos de lazer, e ainda acrescentando cultura, pois cinema, realmente, é cultura. Economicamente falando, teremos a geração de 12 empregos diretos e vários empregos indiretos", registra Cristina que acrescenta: "Todo o material destinado à construção e funcionamento do Eldorado será adquirido no comércio local", finaliza a empresária.

Outro fator importante no processo de implantação dos Cines Eldorado 1 e 2 é que os filmes lançados no mercado serão exibidos de imediato em Garanhuns. "Nós pretendemos trazer para exibição, os lançamentos no mesmo momento que estejam passando nos grandes centros. Não teremos aquelas janelas de três ou quatro meses, esperando que o filme seja exibido no Recife, para depois passar em Garanhuns", adianta Paulo Menelau.

O investimento da iniciativa privada foi anunciado ao prefeito Luiz Carlos de Oliveira em audiência no seu gabinete, gerando grande expectativa por parte da administração pública, tendo em vista a importância cultural, social e econômica do empreendimento.

(Colaboração de Carlos Eugênio, do jornal Folha da Cidade e Assessor de Imprensa da Prefeitura).