Garanhuns, 23 de abril de 2005
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
POLÍTICA
 

Izaías anuncia curso de enfermagem em Garanhuns

O depuado estadual Izaías Régis (PTB) voltou de Brasília com boas notícias para Garanhuns e o Agreste Meridional. A primeira e mais aguardada é a implantação do curso de enfermagem, que será oferecido dentro da UFRPE. O anúncio foi feito pessoalmente a Izaías pelo diretor do Departamento de Desenvolvimento do Ensino Superior, Manuel Palácios da Cunha e Melo. O vestibular para o curso de enfermagem em Garanhuns será realizado ainda este ano. As aulas estão previstas para 2006.

De acordo com Palácios, enfermagem é apenas o primeiro curso da UFPE que será implantado na cidade, os demais cursos serão abertos de acordo com a demanda da região. Apesar do campus da UFPE não ser implantado na cidade, Palácios garantiu que as turmas vão ter aulas dentro do campus da UFRPE. É uma maneira de baratear os custos operacionais. Palácios explicou que com a existência de um espaço físico e corpo docente capacitado na cidade, o Mec vai aproveitar essa estrutura e implantar os cursos nas áreas de saúde, ciências humanas e exatas dentro do campus da UFRPE. A atitude desoneraria outros custos como contratação de pessoal. Também de acordo com Palácios, nos próximos três anos serão investidos pelo Ministério da Educação em Garanhuns R$ 7.900.000,00 (sete milhões e novecentos mil reais).

Manuel Palácios informou ainda que irá a Garanhuns, juntamente com o reitor da UFRPE, Valmar Côrrea, para ter uma audiência com diversos representantes da cidade. A intenção é firmar uma parceria com a sociedade, ouvindo as autoridades e representantes de organizações sociais, além dos estudantes e o público em geral sobre as necessidades da região, além de explicar os objetivos e funcionamento dos cursos das duas universidades em Garanhuns.

"O curso de Enfermagem era uma antiga reinvidicação minha. A região necessita muito desses profissionais. Há uma demanda crescente que finalmente começará a ser suprida. Não conseguimos através do Governo do Estado, mas felizmente fomos atendidos pela União. Isso é apenas o começo de uma nova fase, a partir do próximo ano teremos outros cursos e Garanhuns vai começar a acordar de um período de estagnação", concluiu Izaías.

TURISMO - Não apenas para a educação que o deputado Izaías Régis trouxe boas notícias para Garanhuns. Com o empenho do parlamentar e do deputado federal José Chaves (PTB), o turismo em Garanhuns terá um importante apoio. Em audiência com o Ministro do Turismo Walfrido dos Mares Guia, os dois petebistas garantiram uma verba de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais), através de emenda da bancada de pernambuco ao orçamento Geral da União, para serem investidos em projetos diversos de infra-estrutura turística.