Garanhuns, 23 de abril de 2005
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
COLUNAS
 

CORREIO MUSICAL

Amanda Fonseca


CANTOS GREGORIANOS

É uma tradição litúrgica da Igreja Católica romana, é uma música vocal, monofônica, composta com palavras latinas que vêm dos textos sacros. O canto gregoriano é interpretado como "uma bíblia cantada", com o propósito de favorecer o crescimento espiritual em todos para viver de acordo com a fé, surgindo o primeiro repertório entre o século V e VI mostrando assim o seu surgimento na França.

Teve sua decadência (como todos os estilos de música) no final da Idade Média. No tempo do renascimento foi redescoberto o canto gregoriano, as melodias destacando em palavras e frases foram corrigidas, um resultado que teve duração no período de 200 anos com a ajuda de um sacerdote. A escrita naquele tempo era indecifrável, mas o benefício da fotografia deu uma mãozinha a esse trabalho. Através da execução foi pedido para que os monges respeitassem a originalidade do texto, para que não houvesse mudança.


Podemos perceber que o canto gregoriano mostra ser meio complexo, que une toda sua duração em séculos de história musical, onde em todo seu ar paradoxo aproxima nossos anseios com a nossa fé interior.

Bom...espero que tenham gostado!!!

Até a próxima!!!!!