Garanhuns, 9 de abril de 2005
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Cultura
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
GERAL
 

São Bento do Una comemora 145 anos de emancipação

São Bento do Una comemora no dia 30 deste mês 145 anos de emancipação política. O aniversário está sendo festejado desde o dia primeiro, quando escolas do município e do estado desfilaram pelas ruas da cidade e o prefeito padre Aldo Mariano fez um pronunciamento público à população. Durante os próximos dias estão programados torneios esportivos, palestras, lançamentos de livros, shows com artistas da terra, a Semana da Saúde e festa popular em praça pública.

Ao falar ao povo de São Bento, no início do mês, Pe. Aldo anunciou alguns dos projetos que já estão em andamento, como a construção de uma praça de alimentação, nas proximidades do centro da cidade e a construção de uma quadra esportiva no Colégio Cônego João Rodrigues, conhecido como Colégio Agrícola.

Dentro das festividades pelos 145 anos do município, de 11 a 16 de abril acontece a Semana da Saúde. Esta constará de palestras, exames, emissão de documentos, consultas e esclarecimentos diversos à população. A previsão é que mais de três mil pessoas serão atendidas da segunda ao sábado. A semana seguinte, de 17 a 23, será dedicada à educação, com uma série de atividades que estão sendo programadas.

A emancipação política de São Bento inclui ainda uma Semana dos Esportes e da Cultura, com a realização de jogos de voleibol, futsal e jogos de mesa. No dia 30, os atletas que participarem das competições irão receber os prêmios oferecidos pela prefeitura e pelos empresários da cidade que estão apoiando a programação. No início dessas competições, no dia 24, haverá um desfile envolvendo todos os participantes, com a abertura oficial sendo feita pelo prefeito, vice-prefeito, secretários, vereadores e diretores. Às 12h desse mesmo dia, haverá a realização de provas de motocross, com pilotos de todo o Brasil.

A festa de emancipação de São Bento do Una é realizada todos os anos, mas sempre a programação era modesta, normalmente com shows um único dia. Agora, por determinação de Pe. Aldo, os festejos transcorrem durante todo mês de abril, com envolvimento da sociedade, das secretarias municipais, da Câmara e de outros segmentos do município.