Garanhuns, 26 de fevereiro de 2005
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
COLUNAS
 

CORREIO & MÍDIA

Ronaldo César


GARANHETA

Faltam poucos dias para a Garanheta 2005 e a cidade já respira o clima da festa. Um mega evento que irá mostrar toda a dimensão do que Garanhuns pode oferecer a quem nos visita. Se de um lado existem oposições ainda à sua realização, a cada nova edição o sucesso se repete. Pela visão do turista e das bandas, uma festa que cresce a cada ano.


GARANHETA II

Faz-se necessário, logo depois da Garanheta, que todas as partes envolvidas no projeto possam fazer uma avaliação do evento deste ano, principalmente para que se possa garantir a continuidade da festa. Os blocos, o poder público, a igreja, os meios de comunicação, ministério público e outras entidades devem analisar a festa como evento consolidado e que precisa de ajustes para continuar no calendário turístico de Garanhuns.


OUTROS EVENTOS

São anunciados para este ano, a acontecer no segundo semestre, dois eventos de grande repercussão. A Bicho Eventos anuncia o Bicho Indoor e o Bloco Pileke, o Festival de Verão.


MACUCA

Este final de semana tem festa na Macuca em Poço Comprido. É o Festival que leva muita gente de vários lugares de Pernambuco e estados vizinhos para assistir a concertos e outras apresentações culturais. Por lá passarão nomes da cena musical pernambucana. Alderjan e o Camaleão estarão tocando lá. O camping é a tradição e o roteiro pode ser pego na Século XX Locadora.


GLÁUCIO COSTA

O Matuto Cantador, é assim que assina Gláucio Costa em seu novo trabalho. O CD tem composições de vários autores nordestinos e conta com xotes, forró e arrasta-pé. Com cheiro de nordestinidade Gláucio defende Garanhuns do sul da Bahia ao Rio Grande do Norte.


GIVALDO

O empresário Givaldo Calado foi indicado pelo Lions Clube ao cargo de vice-governador do distrito regional que engloba os estados de Sergipe, Alagoas e Pernambuco. Pela hierarquia mantida pela entidade, Givaldo deve assumir em breve a governadoria. Neste final de semana, acompanhado por alguns integrantes do clube, inclusive Profº Albérico Fernandes, Givaldo estará em Aracaju.


CENTENÁRIO DE BARROS E SILVA

Se estivesse vivo, o patriarca da família Barros e Silva, José Henrique de Barros Filho estaria completando cem anos de idade. Esta data festiva para seus familiares, amigos e admiradores de sua história ligada diretamente ao desenvolvimento de Garanhuns será comemorada com uma programação. A começar, na Estação Sat Garanhuns FM, às 09h deste sábado, um programa especial revelará histórias e depoimentos de seus amigos. Sempre uma justa homenagem.


PÓLO HELIÓPOLIS

Mais que cuidar da jardinagem do Pólo Heliópolis, a prefeitura municipal deve começar um trabalho de disciplinar e gerir regras para o funcionamento do local, não podemos ver naquele ambiente agonizar na popularização de um logradouro que recebeu recursos para torná-lo aprazível e opção de lazer à turistas e conterrâneos. Os bares fazem competição de som mais alto, bebidas vendidas de forma indisciplinada e outras formas de falta de zelo ao bem estar, afugentando clientes e fechando estabelecimentos que têm o perfil ideal para a proposta do local. A classe média, que ficou encantada com o Pólo quando ele foi criado, aos poucos foi deixando de visitar a charmosa rua.


COMANDO GERAL DA NOTÍCIA

Estréia nesta terça-feira, dia 1º de Março o Comando Geral da Notícia na Estação Sat, 105,1, sempre a partir das 06 da matina. Produção e apresentação de Carlos Alberto - Carlão e Geraldo Mouret. O Baú da Estação, com sua programação de sucessos do passado para às 07 horas.


TROCA DOS ÔNIBUS

Repercutiu na cidade a noa desta coluna sobre a troca dos ônibus da empresa São Cristóvão por micro-ônibus em várias linhas. Recebi alguns telefonemas de pessoas que comungam da opinião. É importante a população saber utilizar dos espaços de apelo público para mostrar suas insatisfações ou reconhecer acertos dos representantes de serviços públicos.


SERVIÇOS PÚBLICOS

E por falar em serviço público. Uma perguntinha. Vocês também têm a impressão de que oda vez que escutam rádio a COMPESA está sempre com um comunicado que vai faltar água na cidade por não sei quantos dias para a troca de um não sei o quê não sei onde?


VAQUEJADA

É interessante como esta festa de sotaque nordestino ganha força na região. Neste final de semana tem vaquejada no Parque Inácio Lúcio em Lagoa do Ouro. Na próxima semana a festa é no Parque Galego Barros aqui em Garanhuns. Sempre uma super estrutura é armada para receber os peões e os apaixonados pela vida no campo. Tem também aqueles que nunca viram uma vaca mas gostam da festa e vão dançar a noite toda com Cavaleiros do Forró!