Garanhuns, 26 de fevereiro de 2005
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
CIDADE
 

Pesquisa confirma 1º lugar do Correio

Pesquisa realizada pela empresa Focus, no início de Fevereiro, confirma a preferência dos leitores de Garanhuns pelo Correio Sete Colinas. Segundo o levantamento feito na cidade, o Correio está em primeiro lugar no conceito dos garanhuenses, com 14,80 das citações, tendo o segundo lugar ficado com o jornal Folha da Cidade e o tradicional O Monitor. Os dois conseguiram 8,80 da preferência dos leitores.

Em relação à pesquisa anterior, feita em 2004, o Correio Sete Colinas manteve praticamente o mesmo percentual, assegurando mais uma vez o primeiro lugar. A mudança ocorreu na segunda colocação, que era exercida pelo jornal Rota do Crime e agora é disputada pela Folha da Cidade (o mais novo no mercado) e pelo O Monitor. Os outros veículos em circulação na cidade, como Rota do Crime, Imprensa do Agreste, Jornal Cidade, A Gazeta, Língua Solta e o Guerrilheiro foram citados por 15,20 dos entrevistados.

NATURALIDADE - A direção do Correio encara com naturalidade o resultado da pesquisa e assegura que os levantamentos internos feitos pelo jornal apontam na mesma linha destacada pelo Focus. O editor lembra que o Sete Colinas já tem sete anos de circulação, é feito com a participação de dois jornalistas experientes (Núbia Kênia e Roberto Almeida) e tem uma equipe de colaboradores de peso, com destaque para Kitty Lopes, Carlos Janduy, Rafael Brasil, Pedro Jorge Valença, Nivaldo Tenório, José Rodrigues, Ronaldo César, Bruno Wanderley, Odete Souza, Marcílio Luna e mais recentemente Marcílio Reinaux.

"As dificuldades para fazer um bom jornal em Garanhuns são grandes, mas fazemos um grande esforço para não fazer feio", disse Roberto Almeida. Ele lembra que o Correio é um veículo de comunicação independente, que não recebe apoio fixo nem de prefeituras nem de qualquer empresa. "Sobrevivemos basicamente da força de vontade e do interesse em prestar serviço à população do Agreste Meridional", completou.

A Focus pesquisou também quais as empresas mais bem avaliadas em Garanhuns, na área comercial, destacando magazines, livrarias e papelarias, laboratórios, farmácias e emissoras de rádio. No próximo número do Correio será publicado o levantamento completo feito pela Empresa. Na área de comunicação, pode se adiantar que entre as FMs se trava uma briga dura pela audiência, principalmente entre a Marano e a Estação Sat.