Garanhuns, 26 de fevereiro de 2005
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
CIDADE
 

Idealizadores da Garanheta são homenageados nos seus 15 anos

Núbia Kênia


A cidade já se enche de alegria e descontração para receber a Garanheta 2005, considerado o maior carnaval fora de época do interior do Estado, que acontece nos próximos dias 10, 11, 12 e 13, e este ano completa 15 anos. Para comemorar a data especial a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, fará uma homenagem aos idealizadores do evento, a exemplo do ex-prefeito Ivo Amaral, o Consultor Financeiro Alexandre Guilherme, o médico Saulo Bezerra, Sandro Gama, os diretores de Blocos Betinho, Geraldo e Fábio Melo, Mano Caetano, entre outros. "Ainda não definimos como será essa homenagem especial. Só podemos antecipar que abriremos um espaço durante a festividade, para que prefeito Luiz Carlos de Oliveira possa saudar essas pessoas que acreditaram no evento, que hoje está consolidado em todo Estado, por que não dizer, no Nordeste", ressalta o secretário de Turismo de Garanhuns, Júlio Cezar Sampaio.

Além das homenagens, o secretário adianta que para destacar ainda mais os 15 anos da festa, o chefe do Executivo local determinou que houvesse um incentivo das bandas genuinamente Garanhuense para desfilar no corredor da folia. "A cada dia do evento haverá um trio elétrico com uma banda de Garanhuns puxando os foliões. Estas bandas se apresentarão também em um palco montado na Praça Guadalajara", explica o secretário.

A Garanheta 2005 terá início a partir das 20h30 do próximo dia 10 de março, quando sai na avenida Rui Barbosa um Trio Pipoca, cuja banda ainda não foi divulgada, seguida o Trio Asas da América, com a Banda Asas da América, e finalizando com o Bloco Bacana, puxado pela cantora Margareth Meneses. Na sexta, dia 11, teremos o Bloco Madrugada Folia, Bloco "Me Beija" e o Bloco "O Bicho", sendo alternados por um Trio Pipoca. Até o fechamento dessa edição a programação do sábado e domingo de Garanheta não tinha sido fechada pelos organizadores.

Em ano que se comemora os 15 anos de Garanheta, o Bloco O Bicho, que há 13 anos participa do evento, puxando mais de 4 mil pessoas, também investiu nas inovações dos abadás para destacar a data. Segundo o assessor de marketing do Bloco, Paulo André de Almeida, este ano, os abadás serão confeccionados pela empresa Litoral Norte, que é a mesma empresa que produz os abadás do "Nana Banana", Bloco oficial da Banda Chiclete com Banana. "Já há algum tempo vínhamos tentando conquistar esse feito, e conseguimos neste ano que a Garanheta completa 15 anos. Essa nova confecção fará com que o abadá seja mais leve, mais moderno, com cores diferenciadas. E assim, a cada ano aperfeiçoamos os pequenos detalhes, para assim melhor atender nosso associado", diz.

Paulo André ainda destaca que já está tudo quase pronto para a realização da 15ª edição da Garanheta, entretanto está última semana é a mais importante, porque é justamente nessa época, que se comercializa 50% dos kits do Bloco. "Vale ressaltar que um dos diferenciais de O Bicho é a tranqüilidade e segurança que é oferecida aos associados, com a contratação de 500 seguranças, incluindo aí a patrulha interna, que são os seguranças que circulam dentro do Bloco. Somos praticamente o único Bloco que realiza micaretas a investir nessa área", afirma o assessor de O Bicho .

Nessa semana que antecede o evento o Bloco O Bicho está vendendo seu kit em até 6 X no cartão de crédito, além do cheque pré-datado em 1 + 3, ou no carnê em 1 + 1. Até a próxima sexta, dia 4, toda pessoa que efetuar a compra do kit ganhará a participação no Bloco Bacana. Os abadás serão entregues a partir do dia 9, nos salões da AGA.
DECEPÇÃO - Um dos fatores negativos neste ano que a Garanheta está "debutando", é a ausência do Bloco Pileke no evento, já informada por vários meios de comunicação da cidade. De acordo com o produtor de eventos e diretor do Pileke, José Alberto Cândido Silva, popularmente conhecido por Betinho, a "não" participação foi uma questão política. "Esta Garanheta foi imposta em um fato inédito na história de eventos nesse País, pois nunca uma festa aconteceu sobre decreto, como está acontecendo com esta 15ª edição. Quero isentar o governo de Luiz Carlos, porque sabemos que esse decreto foi impetrado pelo antecessor, prefeito Silvino", reclama.

Betinho ainda explica que devido a esse fato, três blocos deixaram de sair nessa Garanheta (Bloco Pileke, Leve-me e Galera do Brasil), deixando o evento com um tom monopolista, comandada pelos seus ex-sócios do Bloco O Bicho. "Isso porque eles eram aliados políticos do ex-prefeito, e a sua atração (Chiclete com Banana) só poderia vir em março para Garanhuns. Desde a primeira versão do eventos todos os donos de blocos participavam de uma reunião para definir data, percurso, horário e viabilizar as atrações. Em nenhum momento fui convocado pelo menos para saber a minha opinião sobre a data do evento, que seria inviável acontecer nesse mês, por vários motivos. Fui muito desrespeitado, estou muito magoado, porque não é fácil você se dá tanto, ao longo desses anos, defendendo essa festa, e no momento de transição de um governo para o outro, ser desrespeitado como fui. Mas isso não aconteceu só comigo, mas também com os outros blocos que participam do evento", desabafa Betinho.

O produtor de eventos também esclarece que como empresário está comercializando 30 camarotes dos 47 existentes, comprados a empresa Taquari, que ganhou a licitação. "Fala-se em sub-locação, o que não é a questão, pois eu, como empresário, comprei os camarotes por um preço e vou vender por outro, até porque terei que investir nos serviços necessários nesse local, como seguranças, confecção de senhas, serviço de bar, entre outros. É necessário que a hipocrisia na área de vendas desses camarotes acabe, porque nunca a empresa que ganhou a licitação praticou o mesmo valor que foi licitado no valor final", desafia o empresário. Além dos camarotes, a BM2 Comunicações e Eventos, empresa de Betinho, está comercializando as senhas para as arquibancadas oficiais do evento, que ficarão ao longo da avenida Rui Barbosa. Maiores informações pelo (87) 3763 0923 ou (87) 9618 0127.