Garanhuns, 12 de fevereiro de 2005
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
POLÍTICA
 

Leonel já muda panorama político de Paranatama

Um dos três prefeitos eleitos pelo PT em outubro de 2004, no Agreste Meridional (os outros dois foram Samuel Salgado, em Angelim e Zé da Luz, em Caetés), Reginaldo Leonel só precisou do primeiro mês de trabalho para mostrar serviço. O petista, que pegou uma herança complicada de Chau Roldão, já conseguiu colocar a máquina pública para funcionar, mudando o panorama político de Paranatama e deixando os servidores e a população em geral com esperanças de melhores dias.

O fato é que na cidade vizinha (19 km de Garanhuns) os salários do funcionalismo estavam atrasados, os serviços da saúde, educação e outras áreas estavam comprometidos e o então prefeito Chau Roldão não conseguiu resolver os problemas que se acumularam no seu segundo mandato. Mesmo assim, o ex-dirigente ainda teve forças para ajudar na vitória de Reginaldo Leonel, candidato que teve seu apoio, apesar da filiação do seu futuro sucessor ao PT, enquanto Chau trocava o PSB pelo PFL.

Deixando de lado as questões partidárias e os problemas do passado recente, o petista Leonel tratou logo de arrumar a casa. No último dia quatro, todos os servidores receberam o salário de janeiro e foram informados que a intenção do prefeito é pagar o funcionalismo ainda dentro do mês. Além disso, o novo governo promoveu uma limpeza geral da cidade, que estava suja e com aspecto de abandono. Uma terceira medida importante foi colocar a assistência médica para funcionar, inclusive com ambulância de plantão 24 horas.

Em muitos municípios, essas ações não representam nenhuma novidade, são o básico de qualquer administração. Só que em Paranatama todos esses serviços estavam comprometidos e o povo vê com satisfação a volta da cidade e dos distritos à normalidade. "Nós vamos nos esforçar para pagar o funcionário até o dia 28 do mês", anuncia João Leonel, secretário de Administração e Finanças do município e pai do atual prefeito.

Outras iniciativas de Reginaldo Leonel, tomadas logo no primeiro mês de trabalho, são enumeradas com gosto pelos que participam de sua equipe de trabalho: a prefeitura providenciou transporte para as equipes de Vigilância Sanitária e Epidemiologia, determinou a compra de medicamentos para as unidades de saúde, colocou para funcionar os PSF do município e está bancando a viagem de pessoas que precisam de tratamento de saúde ao Recife. Há inclusive uma casa de apoio na capital pernambucana que atende os casos mais sérios.

Leonel também autorizou a locação de veículos para as necessidades das demais secretarias e possibilitou que a Secretaria de Educação iniciasse a reforma de grupos escolares da zona rural e da Escola João Bezerra Sobrinho. Também está sendo instalado, nos computadores do prédio da prefeitura e de outras unidades, o serviço de internet. "O novo prefeito demonstra vontade de trabalhar e a gente percebe que o clima na cidade já é outro", declara o professor Osano, do Colégio Dom Vital, otimista com as mudanças que estão acontecendo em Paranatama.