Garanhuns, 12 de fevereiro de 2005
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
COLUNAS
 

CORREIO & MÍDIA

Ronaldo César


VEREADORES COMEÇAM ANO COM MUITO TRABALHO

Já na primeira reunião do poder legislativo em Garanhuns muitos requerimentos foram apresentados, alguns de destaque e muita importância para comunidades e pro crescimento da cidade. Vale ressaltar que são requerimentos que precisam ser aprovados, depois sancionados pelo prefeito pra depois sair do papel, mas grande parte das ações da cidade partem desses requerimentos. Calçamentos, saneamentos, reformas de escolas, postos de saúde, entre outros. Destacam-se a criação da feira de gado, proposta do vereador Armando Domingos, calçamento e saneamento da Av. Flauberto Elias que dá acesso à Bela Vista, pedido de Zaqueu Naum. A construção de uma "passagem molhada" ligando a COHAB II à Liberdade, pedido de Silvio Sabino. Escola de Ensino Médio para Miracica, por Cláudio Taveira. Construção do asfalto para o acesso ao distrito de São Pedro e doação de um terreno para o IML Instituto de Medicina Legal, propostas de Daniel da Silva. O presidente Sivaldo Albino pede a construção do trevo de acesso à Vila do Quartel e o calçamento da Travessa Silvia Raquel, segundo acesso para a vila entre o DNER e a AABB. É bom a população acompanhar as reuniões da Câmara, para ver como funciona o poder legislativo, participar e cobrar mais dos representantes do povo na Casa Raimundo de Morais.


25 ANOS DO PARTIDO DOS TRABALHADORES

O PT chega aos 25 anos no poder federal, com grande oportunidade de conquistar o governo estadual e pela primeira vez fazendo parte de um governo municipal. Imagina-se, portanto, que o PT pode, dentro de três anos, ter responsabilidade direta nos três níveis de poder executivo na hierarquia do poder político nacional a partir de Garanhuns. Este entrelace local tem importância à medida que aproxima o governo de Luiz Carlos (PMDB) da esfera nacional, onde acreditava-se que Izaías Régis, através de Armando Monteiro (PTB) seria o canal mais viável. Como o acordo entre o PT e o chefe do executivo local não visam as eleições de 2006 e apenas a administração da cidade, deveremos ter gente de dentro da prefeitura não apoiando o candidato do prefeito ao governo de Pernambuco, e pior não apoiando Silvino Andrade em sua campanha federal.


JOSA CADENGUE

Tive a oportunidade de trabalhar recentemente em Brejão e descobri a importância do homem Josa Cadengue para aquela cidade e todo o Agreste Meridional. Sandoval, seu filho, prefeito por duas vezes do município e Joseraldo Bezerra, atual chefe do executivo com a apoio dos Cadengue, ofereceram as homenagens ao querido chefe político. Silêncio em Brejão!


LULA EM CARUARU

...E por falar em PT, uma comitiva sairá de Garanhuns para um importante encontro com o presidente na Capital do Forró. Petistas e o prefeito Luiz Carlos já escolheram a prioridade, a Universidade.


ANIVERSÁRIO DE GARANHUNS

A ausência dos deputados de Garanhuns nas festividades de passagem do aniversário da cidade foi bastante criticada, inclusive correligionários. Poderíamos ter uma data festiva com mais impacto e que os representantes no legislativo estadual trouxessem seus colegas de bancada para fazermos um evento de repercussão. Afinal precisamos resgatar as festas populares, maximizar o potencial turístico e tocar a auto-estima de nossa gente.


MICRO-ÔNIBUS

Está aumentando a população de micro-ônibus na cidade. Aos poucos praticamente todas as linhas vão ganhando seus filhotinhos. Até onde é interessante e o limite do conforto e agilidade são preocupações que a população, principalmente dos bairros mais afastados, estão sempre buscando as respostas.


AVENIDA JOSÉ LEITÃO

Outro problema urbano é o ônibus que faz a linha da Boa Vista/Aluisio Pinto tem a autorização para descer pela Avenida José Leitão, principal artéria de acesso aos populosos bairros da Boa Vista e Cohab II. Acontece que quando vem o ônibus descendo a ladeira, não dificilmente cria transtornos para os veículos que estão em mão única e que precisam encostar para dar passagem em uma das mais estreitas avenidas de Garanhuns. Talvez fosse interessante estudar o percurso desta linha, até para oferecer um melhor serviço aos seus usuários.


GARANHETA 2005

Passado o Carnaval, as atenções se voltam para a Garanheta, que muita gente diz que é o verdadeiro carnaval da cidade. Os blocos, suas atrações e seus foliões já começaram a contagem regressiva.


NS-2

A cerveja com tequila e um toque de limão da Nova Schin chegou em Garanhuns. Os convidados do programa Entrevista Coletiva no sábado no Terraço têm aprovado a bebida. Por sinal, neste sábado o programa está imperdível. Não percam, às 14h.


SÃO JOÃO

O querido município de São João, que se notabilizou por investir nas festas de Carnaval e São João, chamou mais uma vez os foliões da região para brincarem seu Carnaval. Com as contas no vermelho, o prefeito Pedro Barbosa afirmou que não poderia fazer grandes investimentos. Assim, todas as atenções se voltam para as festas juninas quando espera-se um grande evento, ou outra cidade vai querer roubar o trono.


BAÚ DA ESTAÇÃO

O programa diário da Estação Sat, que vai ao ar das 06h às 08h, tem conquistado o público com a seleção musical com os grandes sucessos das décadas 60 a 90. Um festival de saudade pra quem viveu intensamente aquelas músicas da juventude. Sintonize!


RECADO ESPECIAL
PREVENÇÃO DO CÂNCER NO CÓLO DO ÚTERO

O Lagam e a Formular, estão com mais um projeto de saúde para a população de Garanhuns e região. Agora, buscar informar sobre as medidas de prevenção deste tipo de câncer que afeta milhares de mulheres e que se diagnosticado a tempo pode evitar sempre o pior. Mais um trabalho de alcance social que vale ser destacado, afinal é no útero que a vida começa.