Garanhuns, 12 de fevereiro de 2005
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
COLUNAS
 

COLUNA DE ULISSES

Ulisses Pinto


USO DE BANDEIRAS - De acordo com a lei e regulamentos em vigor, hasteamentos de bandeiras (União, Estado e Município), em solenidades públicas ou privadas, tais pavilhões partem iguais, mas a do Brasil, chega em primeiro, a segunda, do estado e a última, do município.

Seus hasteadores, vão controlando seus pavilhões entre 5 a 10 centímetros.

Aliás, em desfile, o pavilhão nacional, deve ficar no centro, no primeiro plano também.

E por falar em bandeiras, a diretora da Colônia do SESC de Garanhuns, Genil Melo, gentil como sempre, fez colocar na frente da Colônia de Férias da querida repartição, uma grande bandeira do Brasil. A mesma é hasteada de dia e de noite, mas com refletores, como preceitua leis e regulamentos. A nossa, no Monumento da Independência, no governo passado (Dr. Silvino), continua flutuando noite e dia, sem os refletores. É um erro que precisa ser sanado. Nota 10 para a distinta e meiga Genil.


IZAÍAS RÉGIAS - Durante o velório do ex-prefeito de Brejão, Josa Cadengue, na manhã do dia 8, em sua residência em Heliópolis, o deputado Izaías Régis agradeceu um comentário nosso neste jornal, há dias, pedindo para ele não aceitar ser o líder da oposição na Assembléia Legislativa, pois poderia até não ser bom para a nossa Garanuns. Ele disse: "Ulisses, são jogadas políticas. Você não sabe o trabalho enorme que aparece, em ser líder de líder de oposição. Estou no grupo oposicionista, mas nada de lideranças".

E a propósito do aludido deputado ele disse na coluna política do Jornal do Commercio, que o ex-prefeito Silvino Duarte, vai ser candidato a deputado estadual e não a federal. Que o médico Silvino continuará no PMDB com Jarbas Vasconcelos. Afirmou também, Izaías, se ele e sua esposa, saírem candidatos (federal e estadual), ambos perderão. Concordamos plenamente. Entretanto, no dia da festa de Luiz Carlos, após o pleito municipal, conversamos sobre o assunto comentando essa possibilidade e Dr. Silvino, declarou: "ou ela ou eu, seremos candidatos, pois do contrário nenhum de nós sairia vitorioso". Pelo menos Silvino e Izaías estão certos neste ponto.


PT ANIVERSÁRIO - No dia 10 deste, o PT comemorou 25 anos de fundação. Essa agremiação foi fundada a 10.2.80, no colégio Sion, "tradicional escola católica de São Paulo". Disse o "Reporter JC" (Jornal do Commercio), do dia 4 deste mês:

"Ao completar 25 anos, já incorporou ao seu discurso (PT) termos como ajuste fiscal", "contigenciamento" e "acordo com o FMI". E fez alianças ao centro e à direita para chegar a presidência da república".

A palavra de ordem, de Lula, é "conchavo", senão não governa, haja vista não ter maioria em ambas as Casas do nosso Congresso Nacional.

Por isto, nada demais, existir "conchavos" aqui em Garanhuns, entre o prefeito Luiz Carlos e a maioria do PT local. Alias, esses "acordos" foram apenas no plano administrativo, como já escrevemos.


GIVALDO CALADO - Vamos aguardar a oposição política de Givaldo Calado, o maioral do PPS de Garanhuns. Conversamos sobre o assunto e ele disse tem que muito chão pela frente. Naturalmente, vai esperar pela possível reforma política, no Congresso Nacional.


9º BPM - Consta nas disposições transitórias da nossa Constituição Estadual que o governo deve construir um prédio próprio para o 9º BPM, com sede no antigo "Grande Hotel (Monte Sinais)". Há anos, houve uma luta enorme sobre o assunto. Estamos a lembrar força que fez o ex-vereador Audálio Ramos, a respeito disso.

A atual sede do "Arruda Câmara", segundo a Constituição deste estado, deve ser para fins culturais, educacionais e turísticas.

Seria bom, igrejas, maçonaria, colégios poderes executivo e legislativo, clubes de serviço, associações, voltarem ao assunto novamente. Apelos ao Governo do Estado para cumprir o que diz a constituição.


CARNAVAL - Vamos aguardar o nosso carnaval fora de época (10 a 13) do mês vindouro, em Garanhuns.


FESTIVAL - Dizem com ares de verdade, que em outubro, vai ocorrer nesta cidades de colinas verdejantes, o primeiro Festival de Verão. Não deixa de ser um evento turístico muito bom da nossa terrinha de Lula Branco.